Esta disciplina tem o objetivo de gerar conhecimentos relacionados à modelagem de negócios, visando atender, principalmente, a competência I estabelecida nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Administração, no qual o egresso deverá ser capaz de integrar os conhecimentos adquiridos para criar ou aprimorar de forma inovadora os modelos de negócios, operacionais e organizacionais, para que sejam sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais.
A disciplina de Modelos de Negócio dialoga e interage com outras disciplinas tais como:
• Fundamentos da Administração;
• Administração Estratégica;
• Liderança para Mudança; e
• Empreendedorismo e Inovação.
Informações Básicas
Básica
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation Inovação em Modelos de Negócios; um Manual para Visionários, Inovadores E Revolucionários; São Paulo: Alta Books, 2011.
SCHIAVINI, anaina Mortari et al. Modelos de negócios Porto Alegre: SAGAH, 2020.
ROSA, José Antônio. Modelos de negócios : organização e gestão. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
Complementar
NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: teoria geral. Barueri, SP: Manole, 2011.
KIM, W. Chan & MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
DORNELAS, José. Plano de negócios com o modelo Canvas. Editora Empreende, 2020.
DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa.5. ed. - Barueri [SP]: Atlas, 2023.
MORAIS, Felipe Transformação digital / Felipe Morais. – São Paulo: Saraiva Educação, 2020.