• Centro de Pesquisa Aplicada Estruturada FGVcepae

Missão:

  • Desenvolver pesquisas aplicadas na fronteira do conhecimento para qualificar a tomada de decisão, impulsionar inovação e transformar políticas públicas, gestão e governança, tanto no âmbito público quanto em organizações privadas e do terceiro setor. ​

Objetivos:

  • Estimular as atividades de pesquisa aplicada; ​
  • Implementar cursos e eventos de capacitação para fortalecer competências de líderes e tomadores de decisão para atuação no/junto ao setor público; ​
  • Ampliar o portfólio de cursos executivos da EPPG com iniciativas próprias, alinhadas à missão institucional e com alto padrão de qualidade;​
  • Divulgar e disseminar conhecimentos por meio de publicações acadêmicas, conferências, publicações em mídia de grande circulação, etc.

Em Andamento

  • Inteligência Artificial (IA) como Ferramenta de Eficiência e Celeridade dos Julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF)

 

  • GESTÃO PÚBLICA PARA LIDERANÇAS INDÍGENAS 

Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para a efetiva e eficaz participação de lideranças indígenas no governo. Isso envolve um conjunto de workshops e seminários voltados para o desenvolvimento das capacidades dessas lideranças na articulação, gestão e formulação de ações governamentais de forma estratégica, atendendo às necessidades dos povos indígenas com respeito aos princípios da gestão pública e alinhado à defesa de seus direitos. Além disso, busca-se aprofundar os relacionamentos entre as lideranças indígenas, compartilhar conhecimento, estimular o pensamento inovador, construir uma comunidade de apoio mútuo e explorar desafios, oportunidades e possibilidades relacionadas às atividades do seu dia a dia, tanto enquanto lideranças de seus povos quanto como ocupantes de cargos na administração pública.   

Produtos: livro Diálogos Pela Amazônia

 

 

  • LETRAMENTO EM SAÚDE AMBIENTAL DE INDÍGENAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA 

 

Descrição: O letramento em saúde ambiental envolve a compreensão das pessoas sobre como as exposições ambientais afetam a saúde, e o seu comportamento em relação a isso. Saúde ambiental é um construto multidimensional, abrangendo questões como qualidade do ar, água, alimentos, controle de doenças, gestão de resíduos, exposição a metais pesados e até mesmo mudanças climáticas. O baixo letramento é prejudicial, pois pode impedir ações políticas necessárias para resolver problemas globais. Nas comunidades indígenas amazônicas, a exposição a poluentes como metais pesados, agrotóxicos e queimadas pode ser crítica, assim como os efeitos das mudanças climáticas. No entanto, o nível de letramento em saúde ambiental é desconhecido. Nesse sentido, este projeto visa criar uma escala de letramento em saúde ambiental com foco nos problemas e idiossincrasias dessas comunidades. Isso permitirá identificar deficiências e necessidades de intervenção para orientar políticas públicas na área de saúde ambiental. A elaboração da escala dar-se-á por meio de técnicas de pscicometria. Para as análises, técnicas de Machine Learning permitirão identificar fatores explicativos do letramento em saúde ambiental, e técnicas modelagem de equações estruturais permitirão mensurar as relações entre as variáveis.

Produtos: (anexos):

  1. BUTA, BERNARDO OLIVEIRA; FRONER, M. B. ; TABAK, B. M. . Scale validation and prediction of environmental health literacy in Brazil. Scientific Reports, v. 15, p. 1-14, 2025.

  2. BUTA, BERNARDO OLIVEIRA; MANCHINERI, W. S. C. S. ; FRONER, M. B. ; ECIJA, M. B. ; CARDOSO, D. H. R. ; TABAK, B. M. . Environmental Health Literacy of Brazilian Indigenous People. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 22, p. 625, 2025.

 

Environmental Health Literancy of Brazilian Indigenous People

Artigo Publicado

 

 

t

Concluído  

  • Diálogos Pela Amazônia 

Construindo o Protagonismo das Lideranças Indígenas nas Políticas Públicas.

Dr. Bernardo Oliveira Buta

Coordenador

BB

Currículo Lattes

Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), com intercâmbio doutoral na Universidade de Leiden (Países Baixos) e na Universidade de São Paulo. Mestre em Administração e Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília. Interesses de pesquisa abrangem inovação, governança pública, acesso à justiça e administração de organizações da Justiça. 

 

Dr. Benjamin Miranda Tabak

Pesquisador 

T

Currículo Lattes

Professor da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EPPG). Tem experiência na área de Economia Comportamental e Políticas Públicas. Pesquisa na área de Economia, Ciência Política e Políticas Públicas, com artigos científicos e livros publicados nessa área assim como em áreas correlatas. Editor associado de revistas especializadas nacionais e estrangeiras. Atua como Consultor no Senado Federal na área de Sistema Financeiro. Suas principais linhas de pesquisa são economia comportamental e políticas públicas, modelos quantitativos e financeiros. Bolsista de Produtividade 1A do CNPq. Coordena o Laboratório Experimental de Políticas Públicas da FGV/EPPG e Projeto de Letramento em Saúde e Ciências Comportamentais.

Dr. Marcos Aurélio Valadão

Pesquisador

MV

Currículo Lattes

Pós-Doutorado em Direito (UnB). Doutor em Direito (SMU - EUA). Mestre em Direiem Direito Internacional e Comparado (SMU - EUA). MBA em Administração Financeira (IBMEC); Especialista em Administração Tributária (PUC-GO); Bacharel em Direito (PUC-GO). Engenheiro Mecânico (UnB). Ex-Presidente da 1ª Seção e da 2ª Câmara da 3ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Ex-membro do Comitê de Peritos em Tributação da ONU. Membro do Subcomitê de Preços de Transferência da ONU. Membro do Steering Group do South Centre Tax Initiative. Membro de Conselho editoria de diversos periódicos científicos. Auditor-Fiscal da RFB aposentado. É autor de diversos livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil, EUA, Europa, América Latina e Ásia sobre diversos temas direito, especialmente os relacionados à tributação. Advogado e Consultor Tributário. Professor da Fundação Getúlio Vargas - Escola de Políticas Públicas e Governo (FGV/EPPG, Brasília- DF).to Público (UnB). Mestre

Dr. Sérgio Goldbaum

Pesquisador

SG

Currículo Lattes


Doutor (2005) e mestre (1997) em Economia pela Fundação Getulio Vargas em São Paulo, economista pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas em Brasília. Principais áreas de pesquisa incluem Organização Industrial (Defesa da concorrência, Defesa comercial e Regulação), Comércio internacional, Economia do meio ambiente, Direito e economia e Economia social.

Wauana Sheeva Costa Silva Manchineri

Pesquisadora - Mestranda

W


Currículo Lattes

Marjorie Camila Madoz Pinheiro

Pesquisadora - Doutoranda

m


Currículo Lattes
 

Apoio Administrativo

Tânia Maria de Almeida

t

t

 

Participe do Congresso Internacional Políticas Públicas em Saúde na Era da Informação: Evidências, Letramento e Inovação.

🗓️ Quando? 2 a 5 de dezembro de 2025 
📍 Onde? Sede da FGV em Brasília

Serão aceitos trabalhos com contribuições empíricas, teóricas, bem como relatos técnicos que sobre vivências, iniciativas ou soluções para desafios atuais das políticas de saúde pública.

Datas importantes:

Envio de resumos: até 01/10/25
Notificação de aceitação: 15/10/25
Envio de trabalhos completos: 15/11/25

Oportunidade de Publicação: Trabalhos selecionados poderão ser considerados para publicação em um livro organizado para debater o tema.

🔗 Saiba mais e submeta seu resumo

https://doity.com.br/politicas-publicas-em-saude-na-era-da-informacao-e….

 

 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
High contrast

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.