Modelos de Negócios

Esta disciplina tem o objetivo de gerar conhecimentos relacionados à modelagem de negócios, visando atender, principalmente, a competência I estabelecida nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Administração, no qual o egresso deverá ser capaz de integrar os conhecimentos adquiridos para criar ou aprimorar de forma inovadora os modelos de negócios, operacionais e organizacionais, para que sejam sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais.

A disciplina de Modelos de Negócio dialoga e interage com outras disciplinas tais como:

• Fundamentos da Administração;

• Administração Estratégica;

• Liderança para Mudança; e

• Empreendedorismo e Inovação.

Informações Básicas

Carga Horária
36 horas
Pré-requisito
N/A

Básica

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation Inovação em Modelos de Negócios; um Manual para Visionários, Inovadores E Revolucionários; São Paulo: Alta Books, 2011.

SCHIAVINI, anaina Mortari et al. Modelos de negócios Porto Alegre: SAGAH, 2020.

ROSA, José Antônio. Modelos de negócios : organização e gestão. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

Complementar

NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: teoria geral. Barueri, SP: Manole, 2011.

KIM, W. Chan & MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DORNELAS, José. Plano de negócios com o modelo Canvas. Editora Empreende, 2020.

DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa.5. ed. - Barueri [SP]: Atlas, 2023.

MORAIS, Felipe Transformação digital / Felipe Morais. – São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

Any opinions expressed by Fundação Getulio Vargas’s staff members, duly identified as such, in articles and interviews published in any media, merely represent the opinions of these individuals and do not necessarily represent the institutional viewpoints or opinions of FGV. FGV Directive No. 19 / 2018.

A A A
High contrast