• Olimpíada do Bem Público - OBP

II - Olimpíada do Bem Público (2022)

A Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas, em parceria com organizações apoiadoras, entende que é possível construir uma carreira em prol da construção do bem público. A II Olimpíada do Bem Público busca ajudar os jovens a descobrir, desde cedo, que há muitas pessoas e organizações que ganham a vida e produzem riquezas para a sociedade fazendo o bem.

Objetivos da Olimpíada:

  • Auxiliar os jovens a descobrir que é possível construir uma carreira estimulante e compensadora fazendo o bem à sociedade;
  • Reconhecer jovens com grande potencial inovador e transformador;
  • Comunicar, por meio de histórias reais, as possibilidades de transformar a sociedade e construir um país mais rico e justo.

 

Leia o Regulamento e saiba mais: 

 

Regulamento - II OBP

Ficha de Inscrição - II OBP

Formulário da Redação - II OBP

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Resultados da II Olimpíada do Bem Público

O resultado será divulgado no mês de dezembro.

I - Olimpíada do Bem Público (2021)

Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas - FGV EPPG em parceria com várias organizações apoiadoras, deseja demonstrar que é possível construir uma carreira em prol da construção do bem público. A I Olimpíada do Bem Público busca ajudar os jovens a descobrir, desde cedo, que há muitas pessoas e organizações que ganham a vida e produzem riquezas para a sociedade contribuindo para o bem público. Assim, os objetivos da Olimpíada são:

  • Auxiliar os jovens a descobrir que é possível construir uma carreira estimulante e compensadora fazendo o bem à sociedade;
  • Reconhecer jovens com grande potencial inovador e transformador;
  • Comunicar, por meio de histórias reais, as possibilidades de transformar a sociedade e construir um país mais rico e justo.


No seu primeiro ano de realização, a Olimpíada será realizada em forma de um concurso de redação.

Para se inscreverem, os concorrentes deverão enviar um e-mail para obp.eppg@fgv.br com dois anexos:

  1. a ficha de inscrição; e
  2. a redação, nos termos do regulamento, construída a partir do seguinte enunciado: 

O que há de errado com o mundo? O que eu posso fazer para mudar? Estas perguntas guiaram e moveram pessoas que com pequenas atitudes foram capazes de movimentar outras pessoas, organizações, organismos e até Estados. A capacidade de envolver outras pessoas em debates e questões que visam tornar o mundo um lugar melhor faz destas pessoas lideranças agentes de mudança responsáveis por um impacto substancial na vida de tantos outros. Ainda que não seja exclusividade dos jovens, é muitas vezes dele que vem esse olhar para o futuro. Escolha uma liderança que te inspira a pensar num mundo melhor. Descreva o que essa pessoa enxergou e de que forma agiu para pensar num mundo melhor. Explicite as ações empreendidas e de que forma estas ações impactaram na realidade de outras pessoas e do planeta. Exponha também de que forma essa liderança foi capaz de envolver e engajar outras pessoas. Como é que essa liderança te inspira e o que você entende que você possa fazer ou impactar nos próximos 5 a 10 anos.

Os estudantes, as escolas e os(as) professores(as) tutores(as) responsáveis pelos alunos classificados nos três primeiros lugares de cada ano receberão certificados.

O prazo final para envio das redações é dia 15/05 e todas as informações estão disponíveis no regulamento.

A data prevista para divulgação do resultado é dia 07/09/2021.

 

Documentos:

REGULAMENTO - IOBP

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

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Resultados da I Olimpíada do Bem Público


1º Ano do Ensino Médio
1º Lugar: 
Felipe Tomaz Tancredo                                                             Maria Eduarda Souto Araújo Silva
Colégio Militar de Porto Alegre, Porto Alegre - RS                 Centro Educacional Carpe Diem, Camaçari – BA
                                                                                                   Prof. Adilson Jesus de Oliveira (orientador)

3º Lugar: 
Maria Carolina Gomes Sola da Silva
Colégio Salesiano São José, Sorocaba - SP
Prof. Marcelo de Moraes (orientador)

Menção Honrosa:
Maria Clara Mota Santos                                                             Isabelle Teodoro Cruz
IFB   Campus   Gov. Mangabeira, Gov. Mangabeira - BA           IFG Instituto Federal de Goiás Campus Formosa - GO

 

2º Ano do Ensino Médio
1º Lugar:
Felipe Schultz Assef
Escola Bilíngue Pueri Domus, São Paulo - SP

2º Lugar:
Carolina Fernandes de Campos                                          José Mateus lsmael Lima
CED Leonardo da Vinci, Taguatinga – DF                           ECI EEFM José Vitorino de Medeiros, Sossêgo – PB
Profa. Débora Ferreira de Aguiar (orientador)                   Prof. José Carlos Ribeiro Pereira (orientador)

Menção Honrosa: 
Leandra Cristina Cordeiro Xavier
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Hortolância - SP

Ana Sofia de Mello e Castro
COC Lago Norte, Brasília - DF
Prof. Rairy de Carvalho (orientador)

Guilherme José Rosa
Colégio Recriarte, Camboriú - SC
Prof. Cleiton Imamura e Profa. Juliana Cavanholi Pereira (orientadores)

Sophia Dalla Costa da Silveira
Centro de Ensino Guroo, Florianópolis – SC
Profa. Maria Amália Carneiro Buchele (orientador)

 

3º Ano do Ensino Médio 
1º Lugar:
Matheus Silva de Oliveira
Instituto Federal da Bahia – Campus Barreiras - BA
Prof. Diego Carvalho Corrêa (orientador)

2º Lugar:
David Naamã Melo de Figueiredo
EEEM Matildes de Melo Buriti, Pedra Lavrada - PB
Prof. José Carlos Ribeiro Pereira (orientador)

3º Lugar:
Murilo Schroder
Escola Estadual Técnica Guaramano, Guarani das Missões - RS
Profa. Leila Bernadete Schroder (orientador)

Menção Honrosa: 
Anna Carolina Rohrs Guimarães
Escola Parque Barra - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Profa. Adriana Freitas (orientador)

Bruna Simões Oliveira
ETEC Professor Camargo Aranha, São Paulo - SP
Prof. Felipe Avelino (orientador)


CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO - I OLIMPÍADA DO BEM PÚBLICO - EPPG

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

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