Olimpíada do Bem Público

*****PRAZO PRORROGADO ATÉ 15/05/2021​​*****

A Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas, em parceria com várias organizações apoiadoras, deseja demonstrar que é possível construir uma carreira em prol da construção do bem público. A I Olimpíada do Bem Público busca ajudar os jovens a descobrir, desde cedo, que há muitas pessoas e organizações que ganham a vida e produzem riquezas para a sociedade contribuindo para o bem público. Assim, os objetivos da Olimpíada são:

  1. Auxiliar os jovens a descobrir que é possível construir uma carreira estimulante e compensadora fazendo o bem à sociedade;
  2. Reconhecer jovens com grande potencial inovador e transformador;
  3. Comunicar, por meio de histórias reais, as possibilidades de transformar a sociedade e construir um país mais rico e justo.

No seu primeiro ano de realização, a Olimpíada será realizada em forma de um concurso de redação.

Para se inscreverem, os concorrentes deverão enviar um e-mail para obp.eppg@fgv.br com dois anexos: 1) a ficha de inscrição; e 2) a redação, nos termos do regulamento, construída a partir do seguinte enunciado:

O que há de errado com o mundo? O que eu posso fazer para mudar? Estas perguntas guiaram e moveram pessoas que com pequenas atitudes foram capazes de movimentar outras pessoas, organizações, organismos e até Estados. A capacidade de envolver outras pessoas em debates e questões que visam tornar o mundo um lugar melhor faz destas pessoas lideranças agentes de mudança responsáveis por um impacto substancial na vida de tantos outros. Ainda que não seja exclusividade dos jovens, é muitas vezes dele que vem esse olhar para o futuro. Escolha uma liderança que te inspira a pensar num mundo melhor. Descreva o que essa pessoa enxergou e de que forma agiu para pensar num mundo melhor. Explicite as ações empreendidas e de que forma estas ações impactaram na realidade de outras pessoas e do planeta. Exponha também de que forma essa liderança foi capaz de envolver e engajar outras pessoas. Como é que essa liderança te inspira e o que você entende que você possa fazer ou impactar nos próximos 5 a 10 anos.

Os estudantes, as escolas e os(as) professores(as) tutores(as) responsáveis pelos alunos classificados nos três primeiros lugares de cada ano receberão certificados.

O prazo final para envio das redações é dia 15/05 e todas as informações estão disponíveis no regulamento.


Perguntas frequentes:

Qual é o custo para participar da Olimpíada do Bem Público?

Nenhum. Não há custos para os alunos que queriam participar.

Quem pode participar da Olimpíada do Bem Público?

Alunas e alunos que estivessem matriculados no Ensino Médio em setembro de 2020. Haverá premiação para estudantes das três séries em categorias separadas. 

É preciso estar vinculado a um professor para participar da Olimpíada do Bem Público?

Não. Os alunos que quiserem podem indicar o nome do professor tutor mas isso não é obrigatório. Todos os alunos deverão indicar qual a escola que estiveram ou estão matriculados. 

Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio?

Sim, desde que estivessem matriculados em setembro de 2020.

Podem participar estudantes que ingressaram no Ensino Médio em 2021?

Não, somente poderão participar estudantes que estivessem matriculados no Ensino Médio em setembro de 2020. 

Como será a premiação das Olimpíadas do Bem Público?

Receberão certificados de premiação os três primeiros colocados de cada uma das séries do Ensino Médio. Serão premiados também os professores, caso indicados pelo estudante, e a escola. A entrega do prêmio ocorrerá numa cerimônia online a ser definida em momento oportuno. Os nomes dos premiados serão circulados nas redes sociais da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas.

Como faço para participar da Olimpíada?

A aluna ou aluno que queira participar da Olimpíada deverá enviar um e-mail para obp.eppg@fgv.br até o dia 15 de maio de 2021. Devem estar anexos no e-mail: a redação conforme proposta no edital; e a ficha de inscrição, que pode ser acessada em https://eppg.fgv.br/olimpiada-bem-publico.