Dia 05
Acordamos hoje mais cedo porque sabíamos que seria o dia mais difícil de toda a Expedição: o trecho de Villafranca del Bierzo até o Cebrero.
Saímos com uma temperatura de 8°C, mas com o céu limpo, aguardando o sol nos alcançar no caminho.
Após 30,3 km percorridos, vencemos o desafio de chegar ao Cebrero, situado a 1300 m de altura, com um entorno natural impressionante. É um lugar muito especial para os peregrinos.
Além do nosso destino final, o trajeto foi repleto de lugares interessantes: Pereje, Trabadelo, Ambasmestas, Vega de Valcarce, Ruitelan e La Faba. Lembrando que um pouco antes de Cebrero entramos em terras galegas.
A disciplina Liderança para Mudança da FGV EPPG Brasília, principalmente nas Expedições, nos dá a oportunidade de vivenciar e desenvolver, fortemente, diversos valores e competências afetivas. Hoje a Disciplina, juntamente com a Estratégia, foram fundamentais para o êxito: estudar o trecho, analisar os aspectos geográficos, traçar um plano, alinhar com os objetivos da Expedição e seguir as regras individuais e coletivas do grupo.
Mas somente isso não basta. A Persistência, que entendemos como executar uma tarefa e vencer as dificuldades encontradas até concluí-la, e a Resistência, em que suportamos as fadigas físicas e os infortúnios morais, se completaram.
"A Montanha jamais se dobra antes de medir o mérito de quem a sobe".
Alunos 4° ano do Curso de Graduação de Administração Pública da FGV EPPG Brasília.