Dia 03 – Parte 1
Vamos ao 3° dia!
7h00 e os peregrinos da FGV EPPG Brasília já estão com os pés na trilha. Atrás de nós, o sol despertando e à nossa frente, a Lua Nova resistindo para ir embora.
Como tudo que sobe desce, hoje encaramos uma longa descida. Mas, antes, chegamos a um dos pontos mais altos do Caminho de Santiago: "La Cruz de Hierro", localizada no topo de uma colina, onde os peregrinos, ao passarem, deixam uma pedra trazida de casa como uma forma de simbolizar a libertação de um peso pessoal ou de um pecado. Bem, confessamos que as pedras que deixamos foram apanhadas um pouco antes, mas o Gehovany, além da sua pedra, deixou uma lembrança do Brasil.
Seguimos durante 28 km até chegar ao nosso destino de hoje: a bela cidade de Ponferrada. Mas antes, passamos por Manjarim, El Acebo, Riego de Ambrós e Molina Seca.
Todo dia um aluno é responsável por conduzir o trecho percorrido. As atribuições iniciaram desde Brasília, quando tivemos que levantar os principais pontos históricos e culturais e as características geográficas, além de realizar a escolha e reserva do local de hospedagem. Nossa chefe de equipe e guia do dia foi a Larissa.
E hoje tivemos algo diferente! O professor nos deixou caminhar alguns trechos por vários e vários km sozinhos, no ritmo de cada um, confiando na nossa responsabilidade, bom senso e preparação. Foi incrível!
"Muitas vezes eu olhava para trás e para frente e não via absolutamente ninguém. Você tem ideia do que é estar sozinho no e com o Caminho? Observei e senti a natureza. Reflexões? Inúmeras! Devaneios? vários!" disse a Abigail no nosso D-briefing diário na chegada.
Parecia que, às vezes, o professor estava nos vigiando e cuidando de algum lugar escondido, mas seria impossível fazer isso ao longo de quilômetros e quilômetros. Ou não?
Alunos 4° ano do Curso de Graduação de Administração Pública da FGV EPPG Brasília.