O recente lançamento de ferramentas de IA (inteligência artificial) generativa, tais como o CHATGPT e ferramentas similares, trouxeram aos profissionais de educação muitas dúvidas e questionamentos (e até mesmo resistências) sobre o uso adequado dessas tecnologias no ensino e na pesquisa, desde a delegação do esforço necessário ao aprendizado e até mesmo o risco do plágio na pesquisa científica e em trabalhos acadêmicos.
Muitas questões surgiram e que precisam ser exploradas, tais como: haverá necessidade de repensar o modelo de ensino e de avaliação a partir do uso da IA? Como criar estratégias para o uso transparente de IA entre professor e aluno? Como incentivar a criatividade e fomentar a capacidade crítica do estudante nessa nova realidade? Como verificar com segurança a veracidade das informações produzidas por IA e como utilizá-las como ponto inicial para o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa? Quais as estratégias e mecanismos para identificação de trabalhos e de imagens geradas por IA e quais os limites éticos para sua utilização? E, afinal, quais os limites e problemas que o uso desmedido da IA pode ocasionar no ensino e na pesquisa?
Independente de alcançarmos respostas suficientemente claras para tais questões, não há dúvida que o recurso à inteligência artificial é um caminho sem volta nas relações educacionais. Por isso, a Comissão de Inteligência Artificial da FGV EPPG tem a honra de receber no Webinar da FGV EPPG do mês de outubro, o Professor Éfrem de Aguiar Maranhão Filho, para apresentar importantes lineamentos sobre o tema.
Palestrantes
Jeferson Teodorovicz
Professor Doutor do Mestrado em Políticas Públicas e Governo da FGV EPPG
Éfrem de Aguiar Maranhão Filho
Possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (2006), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Atualmente é Group Product Manager na Pipefy e Professor da FGV EPPG
Programação
