Currículo interdisciplinar a serviço da sociedade: um caso de sucesso FGV EPPG e Emater-DF

Essa é uma das diversas experiências que semestralmente une a Academia e a Sociedade com o objetivo de transformar situações desafiadoras em soluções aderentes à realidade local.

No início do quarto semestre do curso de graduação em Administração Pública da FGV EPPG, em Brasília, os estudantes receberam o seguinte desafio da Emater-DF: Quanto R$ 1,00 investido na Emater-DF é retornado para a sociedade? A diretora-executiva da organização, Loiselene Trindade apresentou a tarefa em sala de aula motivada pela necessidade de evidenciar a importância em investir na assistência técnica e extensão rural para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Distrito Federal.  

Conduzidos pelas professoras Tatiana Soster e Márcia Martins com o apoio do professor orientador Maurin Falcão (docente da disciplina Processo Orçamentário no Setor Público) e utilizando como plataforma de aprendizagem o Design Thinking (DT) e a plataforma digital para inovação Miro, o grupo de estudantes descobriu que R$ 1,00 investido na Emater-DF em 2021 resultava em R$ 6,43 para a sociedade através da elaboração do Balanço Social da Emater-DF. 

Logo após a apresentação final, os estudantes foram convidados para apresentar o relatório do balanço social no Seminário Interno da Emater-DF onde são apresentadas todas as ações do ano aos colaboradores. No semestre seguinte duas integrantes do grupo foram contratadas para estagiar no Centro de Inteligência e Planejamento Estratégico (CIPLA) para dar continuidade ao projeto de cálculo do lucro social e desenvolvimento do balanço social. “O objetivo é aprimorar a metodologia de modo a acrescentar novos indicadores de impacto econômico, social e ambiental e apresentar um relato ainda mais completo do retorno financeiro e social que os serviços de assistência técnica e extensão rural de uma empresa pública, no caso a Emater-DF, dão para a sociedade”, comenta a estudante Maria de Lourdes Neves de Resende. 

“Com um currículo interdisciplinar é possível compreender e analisar um problema complexo através de diferentes perspectivas, criando diversos artefatos significativos para o processo de aprendizagem e relevantes para a sociedade”, comenta a profa. Dra. Tatiana Soster. A integração da disciplina Desafios Estratégicos de Políticas Públicas (DEPPG) com a disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica resultou na apresentação e publicação de artigos no X Encontro de Administração Pública (EBAP) e na Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). 

Ainda no contexto da integração curricular, para o estudante Thiago Livramento, a disciplina Programação, teve uma contribuição significativa ao automatizar o balanço social, permitindo compreender ainda mais como essas ferramentas podem contribuir com as políticas públicas. A disciplina é ministrada pelo professor Éfrem Maranhão Filho que propõe o ensino e a prática de programação low code/no code. O resultado da integração de DEPPG com a disciplina de Programação resultou no Portal Balanço Social Emater-DF

O elemento inovação presente na jornada do DT permitiu que os estudantes alcançassem uma solução satisfatória para os envolvidos, e isso é condição fundamental, pois do contrário, ainda que haja uma nova ideia, viável economicamente, possível tecnologicamente, mas que não resolva o desafio enfrentado pelas pessoas, não haverá inovação, apenas mera novidade, comenta a profa. Márcia Martins. O tema inovação é aprofundado na disciplina Inovação e Empreendedorismo no Setor Público, ministrada pelo professor Guilherme Almeida.  

O aprendizado significativo e a centralidade do DT nos atores envolvidos são destaques na fala da aluna Maria Tereza Veloso que comenta: “Minha ligação com a agricultura familiar sempre foi repleta de amor e carinho, considerando que minha família está envolvida nesse meio. Poder unir minhas duas paixões em um projeto tão significativo foi extremamente gratificante.” 

Para a diretora-executiva da Emater-DF, o resultado do trabalho teve impacto direto nas relações institucionais e na execução das atividades da organização. A gerente do CIPLA, Larissa Gomes, destaca o potencial e diferencial dos estudantes, que se engajaram desde o início para compreender a dimensão e relevância da ater para a sociedade do Distrito Federal. 

Na opinião da estudante Suelen Aguiar “Essa oportunidade de impactar positivamente políticas públicas durante a graduação superou todas as minhas expectativas em relação ao curso de Administração Pública.” 

Essa é uma das diversas experiências que semestralmente une a Academia e a Sociedade com o objetivo de transformar situações desafiadoras em soluções aderentes à realidade local. A integração e a colaboração de docentes, discentes, gestores, colaboradores e usuários finais, com propostas pedagógicas inovadoras e tecnologia de ponta proporcionam a transformação em cada um dos envolvidos rumo a uma sociedade mais próspera e harmoniosa. 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

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