Dia 9
De ontem para hoje, dormimos em um albergue muito bem estruturado. O dormitório tinha nada menos que 130 beliches, estando quase todos ocupados, o que nos proporcionou uma inesquecível sinfonia de roncos por toda a noite. De manhã, às 6 horas: pé na estrada.
Nessa etapa passamos por Gonzar, conhecida por sua igrejinha de Santa Maria, construída pelos cavaleiros de San Juan de Portome, Vendas de Narón, onde acredita-se que tenha sido um local de vitória cristã sobre o Emir de Córdoba, na tentativa de conquistar a Galícia, Ligonde, que possui um cemitério de peregrinos e Palas de Rei, nosso destino final, onde visitamos a igreja de San Tirso, com sua cobertura românica.
Dentre as diversas simbologias do caminho, destacamos a Cruz de Duas Faces, erguida em 1670. Em uma das faces, encontramos a representação de Cristo, enquanto, na outra, está retratada a Virgem das Dores; na base do cruzeiro, é possível distinguir elementos que simbolizam a paixão de Jesus, como uma coroa de espinhos e uma caveira, aludindo ao calvário.
Também tivemos uma agradável surpresa na chegada, ao receber um novo peregrino em nossa equipe: o Diretor da FGV EPPG Brasília, nosso professor Edson Kondo. Para nós, sua presença tem um significado muito especial, além de nos sentirmos prestigiados.
Apesar de seus inúmeros problemas e afazeres, a presença do Diretor da Escola, realizando os últimos dias da caminhada conosco, nos faz compreender, ainda mais, a essência da Disciplina Liderança para Mudança e valores como dedicação, exemplo e liderança. Buen Camino Professor!
Alunos 4° ano do Curso de Graduação de Administração Pública da FGV EPPG Brasília.