Essa disciplina tem por objetivo aproximar alunas e alunos dos temas gerais da ética filosófica clássica e contemporânea, com destaque para três vertentes do pensamento ético ocidental, o utilitarismo, o kantismo e a ética das virtudes. A proposta geral do curso é demonstrar que a ética filosófica não precisa nem deve ser uma disciplina meramente acadêmica, mas, ao contrário, sempre foi e deve continuar sendo uma discussão crítica sobre os problemas morais das sociedades contemporâneas e seus reflexos no âmbito individual e coletivo.
Informações Básicas
Básica:
RACHELS, J.; RACHELS, S. Os elementos da filosofia moral. Tradução José Delamar Volpato Dutra. 7 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788580552331/
SANDEL, M. J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Tradução Heloísa Matias e Maria Alice Máximo. 34 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
SINGER, P. Ética prática. Tradução José Luiz Camargo. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
Complementar:
SOUZA FILHO, D. M. de. Textos básicos de ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
KESSELRING, T. Ética, política e desenvolvimento humano: a justiça na era da globalização. 2 ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2007.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, 2ª edição. Rio de Janeiro: GEN, 2017. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788530977467/
FURROW, Dwight. Ética. Porto Alegre: Grupo A, 2017. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536309637/
CRISOSTOMO, Alessandro L.; VARANI, Gisele; PEREIRA, Priscila dos S.; OST, Sheila B. Ética. Porto Alegre: Grupo A, 2018. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595024557/.