Emendas Parlamentares e Processo Orçamentário no Presidencialismo de Coalizão.

Sobre o Evento

O amplo redesenho do arcabouço orçamentário traz impactos relevantes para a mecânica do presidencialismo de coalizão multipartidário brasileiro, com a ampliação das dificuldades de formação de maiorias governativas; o acréscimo dos custos de governabilidade; e uma potencial pressão pela ampliação do loteamento de cargos no Executivo e em empresas estatais. Essas consequências decorrem do desmonte da caixa de ferramentas orçamentárias do Poder Executivo e da redução da sua discricionariedade.

Palestrantes

Rodrigo Oliveira de Faria

Analista de Planejamento e Orçamento - Ministério da Saúde

Doutor e Mestre em Direito Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Diretor de Programa da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde. Analista de Planejamento e Orçamento do Governo Federal desde 2009.

Raphael Amorim Machado

FGV EPPG

Professor do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Governo da FGV EPPG.

Programação

Any opinions expressed by Fundação Getulio Vargas’s staff members, duly identified as such, in articles and interviews published in any media, merely represent the opinions of these individuals and do not necessarily represent the institutional viewpoints or opinions of FGV. FGV Directive No. 19 / 2018.

A A A
High contrast