Algoritmos e Instituições: as mudanças nas regras da vida social e política

Sobre o Evento

Algoritmos prometem soluções ágeis, eficientes e impessoais, que levam em consideração grandes volumes de dados e possibilitam a rápida alocação de recursos. No entanto, diversos estudos mostram como o boom dos algoritmos também alimenta diversos problemas, que vão do fortalecimento da polarização ao reforço de preconceitos e injustiças. É cada vez mais evidente, por exemplo, como algoritmos têm reforçado, em diferentes áreas, decisões e visões racistas, naquilo que se convencionou chamar de racismo algorítmico. Algoritmos de IA como ChatGPT apresentam conveniência e oportunidades, mas também trazem riscos diversos.

Palestrantes

Fernando de Barros Filgueiras

Universidade Federal de Goiás

Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Raphael Amorim Machado

FGV EPPG

Professor do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Governo da FGV EPPG

Programação

Any opinions expressed by Fundação Getulio Vargas’s staff members, duly identified as such, in articles and interviews published in any media, merely represent the opinions of these individuals and do not necessarily represent the institutional viewpoints or opinions of FGV. FGV Directive No. 19 / 2018.

A A A
High contrast