A religião distrai os pobres? Pentecostalismo e voto redistributivo no Brasil.

Sobre o Evento

O fenômeno do pentecostalismo está prestes a pôr o país com o maior número de católicos do mundo de cabeça para baixo. Dois a cada três novos convertidos às igrejas evangélicas pentecostais são provenientes do catolicismo, religião que perde 1% da população a cada ano. Se nenhum evento de grandes proporções acontecer, o processo de transição religiosa estará completo antes de 2030, o que elevará os evangélicos à condição de grupo religioso majoritário no Brasil. Como isso afeta o resultado que sai das urnas e a qualidade da representação na ainda jovem democracia brasileira? Como os partidos e candidatos, sobretudo aqueles à esquerda do espectro ideológico, vêm sendo afetados por essa drástica transformação social em curso?

Palestrantes

Victor Araújo

Professor Assistente de Política Comparada no Departamento de Política e Relações Internacionais da Universidade de Reading, Reino Unido. Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade de Zurich.  

Raphael Amorim Machado

Professor do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Governo da FGV EPPG.

Programação

Any opinions expressed by Fundação Getulio Vargas’s staff members, duly identified as such, in articles and interviews published in any media, merely represent the opinions of these individuals and do not necessarily represent the institutional viewpoints or opinions of FGV. FGV Directive No. 19 / 2018.

A A A
High contrast

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.