Comunicação Institucional para o Século 21

Introdução à Comunicação Organizacional na Administração Pública. Conceitos fundamentais.

Importância da comunicação para o sucesso das organizações públicas. Características e particularidades da comunicação na esfera pública. Legislação e regulamentações. Teorias e Modelos de Comunicação Organizacional. Modelos de comunicação organizacional: linear, circular e interativo.

Teorias da comunicação aplicadas à Administração Pública. Planejamento Estratégico de Comunicação na Administração Pública.  Análise de stakeholders e identificação de públicos-alvo. Definição de objetivos e mensagens-chave. Seleção de canais e ferramentas de comunicação adequados. Comunicação Interna na Administração Pública. Relações com a imprensa e gerenciamento de crises.

Comunicação com a sociedade civil, órgãos governamentais e outras entidades externas. Comunicação de Políticas Públicas. Ética e Transparência na Comunicação Pública.

Informações Básicas

Carga Horária
36 horas
Pré-requisito
N/A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2.ed. São Paulo: Difusão Editora, 2018. 288p.

PAULISTA, G., LOSADA, M., O papel e o poder das equipes de trabalho e das organizações: aplicações do modelo de Losada e implicações no novo normal pós-pandemia do COVID-19. Revista Ciências Jurídicas e Sociais-IURJ, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.157-185, 2020. Disponível em: DOI:10.47595/2675-634x.2020v1i1p157-185. Acesso em: 17 nov. 2022

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GOMES, Emerson C. Propósito organizacional e estratégias de comunicação interna. São Paulo: Editora Saraiva, 2021. E-book. ISBN 9786589881704. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786589881704/. Acesso em: 28 jun. 2023.

KNAPP, M. L., HALL, J. A. & . Comunicação não-verbal na interação humana. 2.ed. São Paulo: JSN, 1999. 492p.

KUNSCH, Margarida Maria K. Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. v.1. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. E-book. ISBN 9788502109247. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502109247/. Acesso em: 28 jun. 2023. 

MARSON, P. R.; MAYER, V. F.; NOGUEIRA, H. G. P. Comunicação interna no âmbito da gestão pública: o caso de uma autarquia pública federal brasileira. REGE – Revista de Gestão, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 43-60, jan./mar. 2013. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S180922761630220X.  Acesso em 17 nov. 2022

MELEWAR, T. C., KARAOSMANOGLU, E. &. Seven dimensions of corporate identity: A categorization from the practitioners' perspectives. European journal of marketing, Bingley, v. 40, n. 7/8, 846-869. 2006. Disponível em: DOI:10.1108/03090560610670025. Acesso em 17 nov. 2022 

SHAMMA, H. M. Toward a comprehensive understanding of corporate reputation: Concept, measurement and implications. International Journal of Business and Management. Şanlıurfa, v. 7, n. 16, 151-169. 2012 . Disponível em: DOI:10.5539/ijbm.v7n16p151. Acesso em: 17 nov. 2022

Any opinions expressed by Fundação Getulio Vargas’s staff members, duly identified as such, in articles and interviews published in any media, merely represent the opinions of these individuals and do not necessarily represent the institutional viewpoints or opinions of FGV. FGV Directive No. 19 / 2018.

A A A
High contrast