Dia 11 - Diário de bordo – Expedição Caminho de Santiago de Compostela

Dia 11

Estamos quase no final: falta apenas 1 dia de caminhada para chegarmos a Santiago de Compostela.

Percorremos hoje 20 km, até chegarmos em Pedrouzo.

b

As principais localidades que passamos foram Calzada, Salceda, Brea e Santa Irene.

ng

Curiosidades do Caminho: em alguns locais, pessoas, de forma voluntária, deixam alimentos na passagem dos peregrinos, sem cobrar nada. É claro que você acaba deixando um pequeno "donativo". Foi o caso do Davi, de Barcelona, que oferece uma farta mesa e um outro local que não vimos ninguém, estava apenas a mesinha com barras de chocolate e frutas.

bb

Interessante também foi um lindo e criativo canteiro de plantinhas em calçados usados, a maioria em botas, que são muito utilizadas pelos peregrinos.

b

Chegando em Salceda, em uma linda trilha, encontramos um escritor que oferecia balas e vendia seus livros por doações voluntárias.

h

O Caminho possui muitos símbolos. Cada um com suas histórias e, às vezes, mais de uma versão, como o caso da concha ou vieira, representadas em todo o Caminho, seja nas sinalizações, nas ornamentações ou carregadas nas mochilas dos peregrinos.

d

Temos o cajado, os monjones e a Credencial do Peregrino, que além de ser uma das mais queridas lembranças da peregrinação, é um documento oficial da Catedral de Santiago – pessoal e intransferível – que identifica seu portador como sendo um peregrino. Sua origem data da Idade Média, quando os peregrinos a recebiam como um salvo-conduto que lhes dava o direito de viajar livremente e pernoitar em albergues, igrejas e monastérios ao longo de todo o Caminho de Santiago.

va

Alunos 4° ano do Curso de Graduação de Administração Pública da FGV EPPG Brasília.

Siga para o Dia 12 - último dia - do Diário.

Any opinions expressed by Fundação Getulio Vargas’s staff members, duly identified as such, in articles and interviews published in any media, merely represent the opinions of these individuals and do not necessarily represent the institutional viewpoints or opinions of FGV. FGV Directive No. 19 / 2018.

A A A
High contrast