Liderança para Mudança II: Preparação para Expedição Brasil

1) Desafios práticos de liderança no campo; 2) Atividades de condicionamento físico básico; e 3) Biomas brasileiros no contexto da geopolítica. Módulo 1: Desafios práticos de liderança no campo: constituída integralmente por atividades de campo que incluem a preparação e a realização da expedição a um dos seguintes ambientes a depender do ano: 1) região amazônica; 2) região de caatinga; 3) região de pantanal; e 4) região de montanha. A Expedição terá duração aproximada de uma semana de aprendizado e exploração da região. As atividades são desenhadas de forma a exercitar os valores da FGV EPPG (resiliência, responsabilidade, estratégia, sustentabilidade, inovação, liderança, integridade, empreendedorismo, natureza, cooperação, impacto, adaptabilidade e diversidade) e os atributos afetivos (pontualidade, autocrítica, camaradagem, coragem, decisão, disciplina e persistência) necessários à formação de líderes. Módulo 2: Atividades de condicionamento físico básico: princípios básicos do treinamento físico, avaliação da capacidade física, orientação em campanha e controle do treinamento. Módulo 3: Biomas brasileiros no contexto da geopolítica: abordados elementos de diretrizes socioambientais exigíveis (normativo) e desejáveis (boas práticas) na atividade de planejamento e avaliação de políticas públicas e empreendimentos na Amazônia Legal, Pantanal, Caatinga e Montanha. Observação e análise de elementos geofísicos (geografia e características territoriais e uso da terra a partir de várias categorias), sociais (características culturais das populações, com destaque para as comunidades tradicionais e indígenas), análise dos processos de ocupação econômica e empreendimentos, seus impactos econômicos, sociais e ambientais. O Módulo está dividido em 4 partes: 01) Amazônia e Amazônia Legal; 02) Pantanal; 03) Caatinga; e 04) Montanha. Em todos eles, serão abordados: diversidade socioambiental e categorias de usos da terra; sustentabilidade e salvaguardas sociais e ambientais em políticas públicas e empreendimentos; casos de políticas públicas, empreendimentos; e tópicos sobre negócios sustentáveis. 

Informações Básicas

Carga Horária
36 horas
Pré-requisito
N/A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA 

DRUMMOND, J. A. Natureza rica, povos pobres? Questões conceituais e analíticas sobre o papel dos recursos naturais na prosperidade contemporânea. Revista Ambiente e Sociedade. São Paulo, n.10, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-753X2002000100004. Acesso em: 9 nov 2022. 

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. 102p.  

PARK, D. S.; Governança socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES: desenvolvimentismo e arranjos institucionais de participação social à luz do caso Belo Monte/Altamira-PA. 2020. 152p. Dissertação (Mestrado em Direito e Desenvolvimento) - Escola de Direito de São Paulo, FGV, São Paulo, 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/10438/29259. Acesso em: 9 nov. 2022. 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PARK, Dany Shin. Schapiro, Mario Gomes, Governança socioambiental do Banco Nacional de 

Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES: desenvolvimentismo e arranjos institucionais de 

participação social à luz do caso Belo Monte/Altamira-PA. Direito. SP. 2020. 

Any opinions expressed by Fundação Getulio Vargas’s staff members, duly identified as such, in articles and interviews published in any media, merely represent the opinions of these individuals and do not necessarily represent the institutional viewpoints or opinions of FGV. FGV Directive No. 19 / 2018.

A A A
High contrast

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.