Lista de Classificados para a Etapa 2:

5ª Olimpíada do Bem Público

Cooperação em prol do Bem Público: Caminho e inspiração para Transformações na Sociedade

A Olimpíada do Bem Público é um concurso nacional de redação para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.

 

A participação na OBP é gratuita. Não perca esta chance!

 

A 5ª edição convida os estudantes a refletir sobre como a cooperação pode ser um caminho e uma inspiração para transformar a sociedade. 

 

Com o tema Cooperação em Prol do Bem Público, a edição de 2025 reforça e importância crucial da cooperação para o bem-estar social – de maneira convergente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à temática do Ano Internacional das Cooperativas.

 

Para saber mais, clique abaixo:

5ª OBP

Novidades na OBP

PRÊMIOS ADICIONAIS: Notebook para os medalhistas de OURO e sorteio de tablets para os medalhistas de PRATA (3) e BRONZE (2)!

 

Material de Apoio para professores e estudantes:

Orientações para as Escolas: Inscrições pelas Escolas até dia 08/10!

Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas sobre a 5ª Olimpíada do Bem Público.

A Olimpíada do Bem Público é um concurso nacional de redação voltado para estudantes do Ensino Médio. A OBP visa estimular jovens a descobrir que é possível, em qualquer escolha de carreira, trabalhar em prol do bem público e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.

Estudantes matriculados no 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil, incluindo alunos da EJA.

A OBP é dividida em duas fases:

· Fase 1: Redação - Submissão de uma redação com o mínimo de 300 (trezentas) e o máximo de 600 (seiscentas) palavras, sobre o tema da 5ª OBP.

· Fase 2: Pitch do Bem Público - Apresentação oral da redação, entre 2 e 4 minutos, seguida de perguntas de uma banca avaliadora (total de 12 minutos por participante).

As inscrições devem ser realizadas no link para a plataforma, disponibilizado no portal oficial da OBP entre 11 de agosto e 30 de setembro de 2025.

Não. A participação na OBP é totalmente gratuita.

Sim! Agora a OBP permite inscrições em lote pelas escolas. O professor ou responsável pode cadastrar vários estudantes de uma única vez, facilitando a participação da escola.

Acesse as orientações no link acima: "Orientações Para Escolas."

Sim. Cada estudante deve indicar o nome e o e-mail de seu professor orientador. O professor tem o papel de auxiliar o estudante para que ele tenha um bom desenvolvimento na olimpíada. Para saber mais sobre as responsabilidades e apoio oferecido ao professor orientador, veja o Tópico 7 do Termo de Referência.

Não é necessário ser especialista no tema. A OBP foi criada para incentivar a pesquisa e a aprendizagem sobre o tema. Como ponto de partida, consulte o Termo de Referência e demais materiais disponibilizados no site.

No Termo de Referência, há indicação de cursos e vídeos sobre o tema da edição. Ainda, com o apoio de seu professor orientador, você terá a oportunidade de conhecer o tema na prática e desenvolver uma compreensão mais profunda ao longo do processo.

Os cursos indicados no Termo de Referência servem de fonte de conhecimento sobre o tema da Olímpiada. Sua realização é opcional, mas os certificados poderão ser utilizados na Fase 2 como critério de desempate, caso necessário. Além disso, você incrementa seu currículo com cursos de importantes instituições!

“Cooperação em prol do Bem Público: Caminho e inspiração para transformações na sociedade.”

A submissão da sua redação será feita exclusivamente por meio da plataforma online oficial da OBP. Após a sua inscrição, você terá acesso a uma área logada onde poderá fazer o upload do seu texto. Fique atento(a) às instruções detalhadas que serão disponibilizadas na plataforma no período de submissão.

Um pitch é uma apresentação oral concisa e persuasiva, geralmente de curta duração, utilizada para apresentar uma ideia, projeto ou conceito de forma impactante.

Na OBP, o "Pitch do Bem Público" será a sua oportunidade de defender oralmente a sua redação e as ideias que você propôs para a solução de um problema relacionado ao bem público, de forma clara e objetiva, para uma banca avaliadora.

No Termo de Referência há indicação de dois cursos gratuitos da FGV sobre o assunto.

Sim, na Fase 2 (Pitch do Bem Público), os finalistas poderão utilizar recursos visuais de apoio, como slides ou outros materiais que auxiliem na apresentação. As orientações detalhadas sobre o formato e o tipo de recursos permitidos serão disponibilizadas aos finalistas.

Não, somente os participantes selecionados para a Segunda Etapa da Fase 1 receberão certificado de participação, incluindo o professor orientador.

E-mail: obp.eppg@fgv.br

Instagram: @fgv.eppg

Para dúvidas ou mais informações entre em contato por meio do endereço de e-mail: obp.eppg@fgv.br 

APOIADORES

Casa Cooperativa - Nova Petrópolis
CIEE
Confebras
CONSED
David Rockefeller Center for Latin American Studies
FGCOOP
FGV CONHECIMENTO
FGV DGPE
FGV DTI
INSTITUTO PHILOTIMIA
Junior Achievement
JS Brasil
Organização das Cooperativas Brasileiras
Politize!
Portal do Cooperativismo Financeiro
PROMUNDO
SESI

4ª Olimpíada do Bem Público (2024)

A Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas, em parceria com organizações apoiadoras, entende que é possível construir uma carreira em prol da construção do bem público. 

A OBP 2024 foi concebida com o objetivo de engajar jovens estudantes do ensino médio em uma reflexão profunda sobre os desafios e soluções relacionados às mudanças climáticas e seu impacto no bem público.

OBP

A OBP 2024 busca:

  • Conscientizar os jovens sobre a importância das mudanças climáticas e seu impacto no bem público.
  • Incentivar a pesquisa e a reflexão sobre soluções sustentáveis que possam ser ou estejam sendo implementadas em suas comunidades.
  • Promover o desenvolvimento de habilidades críticas, como a escrita dissertativa-argumentativa, a capacidade de pesquisa e a argumentação coerente.
  • Estimular o interesse por carreiras voltadas ao bem público, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.

Ao engajar os jovens estudantes do ensino médio, a OBP 2024 pretende não apenas educar, mas também inspirar uma nova geração de líderes comprometidos com a sustentabilidade e o bem público. A participação ativa dos jovens é essencial para garantir um futuro sustentável e resiliente para todos.

Neste ano, a Olimpíada será realizada por meio de “concurso de redações”, nas seguintes categorias:
a) Primeiro Ano do Ensino Médio;
b) Segundo Ano do Ensino Médio;
c) Terceiro Ano do Ensino Médio. 

Será concedida premiação individual aos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares de cada ano.

Tema

A OBP 2024 tem como objetivo estimular a reflexão sobre o tema “Mudanças Climáticas e o Bem Público: Desafios e Soluções para um Futuro Sustentável”. Este tema busca explorar como as mudanças climáticas impactam o bem público e quais soluções podem ser implementadas para garantir um futuro sustentável.

VENCEDORES DA IV OBP

Acesse aqui o Resultado da IV OBP!

Para dúvidas ou mais informações entre em contato por meio do endereço de e-mail: obp.eppg@fgv.br 

Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas sobre a Olimpíada do Bem Público.

É um concurso de redação para estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de envolver os estudantes em reflexões sobre mudanças climáticas e o bem público.

A OBP é uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Governo (EPPG), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com diversas organizações.

Engajar jovens em debates e produções textuais que abordem o impacto das mudanças climáticas sobre o bem público, incentivando-os a propor soluções para um futuro sustentável.

Estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas no Brasil.

As inscrições devem ser realizadas no link do formulário de inscrição disponibilizado no portal oficial da OBP entre 14 de outubro e 15 de novembro de 2024.

Sim. Cada estudante deve ser orientado por um professor orientador, que auxiliará na pesquisa e desenvolvimento da redação. Para saber mais sobre o papel do professor orientador, veja o Apêndice II do Regulamento OBP 2024.

O tema é "Mudanças Climáticas e o Bem Público: Desafios e Soluções para um Futuro Sustentável". Este tema busca explorar como as mudanças climáticas impactam o bem público e quais soluções podem ser implementadas para garantir um futuro sustentável. Para mais informações sobre o assunto, veja o Apêndice I do Regulamento.

A redação deve ter entre 250 e 500 palavras, deve ser preparada em qualquer editor de texto (word, por exemplo) e, depois, enviada pelo formulário de redação, disponível no site da OBP, até o dia 22 de novembro.

O texto deve ser original e inédito, escrito pelo estudante sem uso de ferramentas de inteligência artificial, abordando sua realidade local ou comunitária. É importante também você verificar as diretrizes para a redação, definidas nos artigos 16 e 17 do Regulamento OBP 2024.

As redações serão avaliadas, inicialmente, com base em critérios básicos (primeira etapa), sendo 25% da nota para cada critério, a saber:

a) Domínio da norma-padrão e atendimento ao tipo dissertativoargumentativo: demonstração do domínio da norma culta da língua portuguesa e adequação do texto ao tipo dissertativo-argumentativo;

b) Adequação ao tema: verificação se o texto está de acordo com o tema proposto;

c) Clareza e coesão: avaliação da organização e fluidez do texto;

d) Originalidade e criatividade: avaliação da capacidade do autor de apresentar ideias novas e criativas;

Na segunda etapa, as melhores 18 redações de cada ano do Ensino Médio serão avaliadas pelos seguintes critérios avançados (1/3 cada):

a) Capacidade de transmitir a importância de determinado bem público ao leitor: Avaliação da habilidade de comunicar a relevância do tema.

b) Capacidade de desenvolver uma narrativa persuasiva, capaz de impactar o leitor à ação: Avaliação da eficácia argumentativa e persuasiva do texto

c) Conexão com a realidade local: Avaliação da capacidade do autor de refletir sua vivência pessoal e a relevância do tema para a comunidade local.

Por fim, o Comitê Julgador da OBP avaliará as redações finalistas (até 9) de cada ano, observadas as etapas anteriores, e selecionará as três vencedoras (primeiro, segundo e terceiro colocados) de cada ano. Poderá indicar ainda redações para receberem uma premiação especial de menção honrosa, por sua qualidade, originalidade ou impacto.

O primeiro colocado de cada ano do Ensino Médio recebe um tablet, troféu e certificado; o segundo e terceiro, troféu e certificado. Estudantes do 3º ano também podem ganhar bolsas de estudo integrais e parciais para cursos na FGV.

A cerimônia será realizada até 28 de fevereiro de 2025, em data a ser confirmada.

São bens e serviços garantidos a todos indivíduos, indistintamente, caracterizados pelo princípio da não-exclusão – que implica a impossibilidade de se impedir que outrem usufrua do bem, independentemente de contribuírem ou não para a sua manutenção – e pelo princípio da não-rivalidade – que implica a não redução da disponibilidade de um bem para as pessoas, em geral, diante da ocasião do usufruto desse bem por uma só pessoa.

Quanto à sua relação com as mudanças climáticas, é possível identificar os seus efeitos sobre os bens públicos, especialmente os ambientais, como o ar e os oceanos, como exemplos. É importante você pesquisar sobre o assunto, conversar com seu professor orientador e verificar o Apêndice I do Regulamento da OBP 2024, que trata do assunto.

Não, a participação na Olimpíada do Bem Público é gratuita. O objetivo é envolver o máximo de jovens no debate sobre o bem público e as mudanças climáticas.

Não é necessário ser especialista no tema. A OBP 2024 foi criada para incentivar a pesquisa e o aprendizado. Com o apoio de seu professor orientador, você terá a oportunidade de explorar o tema e desenvolver uma compreensão mais profunda ao longo do processo. Como ponto de partida, consulte o Apêndice I e os Tópicos Sugeridos no Regulamento.

3ª - Olimpíada do Bem Público (2023)

A Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas, em parceria com organizações apoiadoras, entende que é possível construir uma carreira em prol da construção do bem público. 

III Olimpíada do Bem Público tem como missão ajudar os jovens a descobrir, desde cedo, que há muitas pessoas e organizações que ganham a vida e produzem riquezas para a sociedade fazendo o bem. 

OBJETIVOS DA III OBP 

  • Auxiliar os jovens a descobrir que é possível construir uma carreira estimulante e compensadora fazendo o bem à sociedade; 
  • Reconhecer jovens com grande potencial inovador e transformador. 
  • Enxergar com novos olhos o conceito de carreira conectada à expansão, à melhoria e à proteção do bem público.

    Neste ano, a III Olimpíada será realizada através de “concurso de redações”. Por sua vez, as redações serão avaliadas nas categorias:

    a) Primeiro Ano do Ensino Médio;
    b) Segundo Ano do Ensino Médio;
    c) Terceiro Ano do Ensino Médio. 

    Será concedida premiação individual aos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares de cada ano.
     

O tema da III OBP é “SUSTENTABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL”. 

Inscrições prorrogadas até 22/12!

Leia o regulamento e saiba mais: Regulamento III OBP

Ficha de inscrição on-line: https://forms.gle/T1pwun3oLTyuKwzC6

Formulário de preenchimento da redação:  Formulário Redação

VENCEDORES DA III OBP

Acesse aqui o Resultado da III OBP!

Para dúvidas ou mais informações entre em contato por meio do endereço de e-mail: obp.eppg@fgv.br 

 

OBP

2ª Olimpíada do Bem Público (2022)

A Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas, em parceria com organizações apoiadoras, entende que é possível construir uma carreira em prol da construção do bem público. A II Olimpíada do Bem Público busca ajudar os jovens a descobrir, desde cedo, que há muitas pessoas e organizações que ganham a vida e produzem riquezas para a sociedade fazendo o bem.

Objetivos da Olimpíada:

  • Auxiliar os jovens a descobrir que é possível construir uma carreira estimulante e compensadora fazendo o bem à sociedade;
  • Reconhecer jovens com grande potencial inovador e transformador;
  • Comunicar, por meio de histórias reais, as possibilidades de transformar a sociedade e construir um país mais rico e justo.

 

Leia o Regulamento e saiba mais: 

 

Regulamento - II OBP

Ficha de Inscrição - II OBP

Formulário da Redação - II OBP

obp2

Resultados da II Olimpíada do Bem Público

Dúvidas - CERTIFICADOS DA II-OBP

CERTIFICADOS DA II OBP (DÚVIDAS).


Caso você tenha sido finalista (aluno ou docente orientador) na II OBP e não tenha recebido o certificado, pedimos que entre em contato com o endereço de e-mail: obp.eppg@fgv.br.

Na mensagem de e-mail deve ser inserido o nome completo do aluno, o nome completo do docente orientador (se é o caso) e a categoria em que participou do evento.

Aos estudantes finalistas que não receberam a placa de premiação, pedimos que também entrem em contato através do e-mail: obp.eppg@fgv.br, com os dados acima mencionados e também informando o endereço postal com CEP para envio da placa.

Coordenação da II-OBP (2022).

1ª Olimpíada do Bem Público (2021)

Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas - FGV EPPG em parceria com várias organizações apoiadoras, deseja demonstrar que é possível construir uma carreira em prol da construção do bem público. A I Olimpíada do Bem Público busca ajudar os jovens a descobrir, desde cedo, que há muitas pessoas e organizações que ganham a vida e produzem riquezas para a sociedade contribuindo para o bem público. Assim, os objetivos da Olimpíada são:

  • Auxiliar os jovens a descobrir que é possível construir uma carreira estimulante e compensadora fazendo o bem à sociedade;
  • Reconhecer jovens com grande potencial inovador e transformador;
  • Comunicar, por meio de histórias reais, as possibilidades de transformar a sociedade e construir um país mais rico e justo.


No seu primeiro ano de realização, a Olimpíada será realizada em forma de um concurso de redação.

Para se inscreverem, os concorrentes deverão enviar um e-mail para obp.eppg@fgv.br com dois anexos:

  1. a ficha de inscrição; e
  2. a redação, nos termos do regulamento, construída a partir do seguinte enunciado: 

O que há de errado com o mundo? O que eu posso fazer para mudar? Estas perguntas guiaram e moveram pessoas que com pequenas atitudes foram capazes de movimentar outras pessoas, organizações, organismos e até Estados. A capacidade de envolver outras pessoas em debates e questões que visam tornar o mundo um lugar melhor faz destas pessoas lideranças agentes de mudança responsáveis por um impacto substancial na vida de tantos outros. Ainda que não seja exclusividade dos jovens, é muitas vezes dele que vem esse olhar para o futuro. Escolha uma liderança que te inspira a pensar num mundo melhor. Descreva o que essa pessoa enxergou e de que forma agiu para pensar num mundo melhor. Explicite as ações empreendidas e de que forma estas ações impactaram na realidade de outras pessoas e do planeta. Exponha também de que forma essa liderança foi capaz de envolver e engajar outras pessoas. Como é que essa liderança te inspira e o que você entende que você possa fazer ou impactar nos próximos 5 a 10 anos.

Os estudantes, as escolas e os(as) professores(as) tutores(as) responsáveis pelos alunos classificados nos três primeiros lugares de cada ano receberão certificados.

O prazo final para envio das redações é dia 15/05 e todas as informações estão disponíveis no regulamento.

A data prevista para divulgação do resultado é dia 07/09/2021.

 

Documentos:

REGULAMENTO - IOBP

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

obp1

Resultados da I Olimpíada do Bem Público


1º Ano do Ensino Médio
1º Lugar: 
Felipe Tomaz Tancredo                                                             Maria Eduarda Souto Araújo Silva
Colégio Militar de Porto Alegre, Porto Alegre - RS                 Centro Educacional Carpe Diem, Camaçari – BA
                                                                                                   Prof. Adilson Jesus de Oliveira (orientador)

3º Lugar: 
Maria Carolina Gomes Sola da Silva
Colégio Salesiano São José, Sorocaba - SP
Prof. Marcelo de Moraes (orientador)

Menção Honrosa:
Maria Clara Mota Santos                                                             Isabelle Teodoro Cruz
IFB   Campus   Gov. Mangabeira, Gov. Mangabeira - BA           IFG Instituto Federal de Goiás Campus Formosa - GO

 

2º Ano do Ensino Médio
1º Lugar:
Felipe Schultz Assef
Escola Bilíngue Pueri Domus, São Paulo - SP

2º Lugar:
Carolina Fernandes de Campos                                          José Mateus lsmael Lima
CED Leonardo da Vinci, Taguatinga – DF                           ECI EEFM José Vitorino de Medeiros, Sossêgo – PB
Profa. Débora Ferreira de Aguiar (orientador)                   Prof. José Carlos Ribeiro Pereira (orientador)

Menção Honrosa: 
Leandra Cristina Cordeiro Xavier
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Hortolância - SP

Ana Sofia de Mello e Castro
COC Lago Norte, Brasília - DF
Prof. Rairy de Carvalho (orientador)

Guilherme José Rosa
Colégio Recriarte, Camboriú - SC
Prof. Cleiton Imamura e Profa. Juliana Cavanholi Pereira (orientadores)

Sophia Dalla Costa da Silveira
Centro de Ensino Guroo, Florianópolis – SC
Profa. Maria Amália Carneiro Buchele (orientador)

 

3º Ano do Ensino Médio 
1º Lugar:
Matheus Silva de Oliveira
Instituto Federal da Bahia – Campus Barreiras - BA
Prof. Diego Carvalho Corrêa (orientador)

2º Lugar:
David Naamã Melo de Figueiredo
EEEM Matildes de Melo Buriti, Pedra Lavrada - PB
Prof. José Carlos Ribeiro Pereira (orientador)

3º Lugar:
Murilo Schroder
Escola Estadual Técnica Guaramano, Guarani das Missões - RS
Profa. Leila Bernadete Schroder (orientador)

Menção Honrosa: 
Anna Carolina Rohrs Guimarães
Escola Parque Barra - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Profa. Adriana Freitas (orientador)

Bruna Simões Oliveira
ETEC Professor Camargo Aranha, São Paulo - SP
Prof. Felipe Avelino (orientador)


CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO - I OLIMPÍADA DO BEM PÚBLICO - EPPG

Any opinions expressed by Fundação Getulio Vargas’s staff members, duly identified as such, in articles and interviews published in any media, merely represent the opinions of these individuals and do not necessarily represent the institutional viewpoints or opinions of FGV. FGV Directive No. 19 / 2018.

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