Teoria e Prática da Argumentação (1º tri)

Essa disciplina tem por objetivo familiarizar os alunos e alunas com as regras básicas da boa argumentação e do pensamento crítico. Graças em grande parte às novas mídias sociais e à disponibilidade cada vez maior de meios eletrônicos de comunicação, com destaque para os celulares, nunca se opinou tanto sobre tantas coisas. Entretanto, essa intensa atividade opinativa se dá, na imensa maioria dos casos, sem qualquer preocupação em apresentar bons argumentos, isto é, logicamente articulados e baseados em evidências obtidas em fontes confiáveis e imparciais. Isso é particularmente grave, em se tratando de temas de interesse coletivo, que devem ser decididos da forma mais racional possível. Com esse objetivo, a disciplina fornece a alunos e alunas um conjunto de regras para a boa argumentação, as quais serão intensamente praticadas em exercícios semanais, culminando com a elaboração de um ensaio argumentativo curto ao final do curso.

Informações Básicas

Carga Horária
36 horas
Pré-requisito
N/A

Básica

WESTON, A. A construção do argumento. Tradução Alexandre Feitosa Rosas e Silvana Vieira. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

WALTON, D.N. Lógica informal. Tradução Ana Lúcia R. Franco e Carlos A. L. Salum. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012, Capítulo 7.

SACRINI, M. Introdução à análise argumentativa: teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016, Capítulo 8.

Complementar

MORTARI, C. A. Introdução à Lógica. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2017.

NOLT, J.; ROHATYN, D. Lógica. Tradução Leila Zardo Puga e Mineko Yamashita. São Paulo: McGraw-Hill, 1991.

SACRINI, M. Introdução à análise argumentativa: teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016.

WALTON, D.N. Lógica informal. Tradução Ana Lúcia R. Franco e Carlos A. L. Salum. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012, Capítulos 1, 7, 8 e 9.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

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