Teoria e Prática da Argumentação

Regras gerais da boa argumentação. Regras da argumentação baseada em exemplos. Regras da argumentação por analogia. Regras para utilização de argumentos com base na autoridade (especialistas). Regras para a elaboração e avaliação de argumentos causais. Regras para construção de argumentos válidos (dedutivos). Regras para a redação de um ensaio argumentativo curto.

Informações Básicas

Carga Horária
30 horas
Pré-requisito
Não se aplica

Básica:

WESTON, A. A construção do argumento. Tradução Alexandre Feitosa Rosas e Silvana Vieira. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

COPI, I. M. Introdução à Lógica. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Mestre Ju, 1978, Capítulo 11.

WALTON, D.N. Lógica informal. Tradução Ana Lúcia R. Franco e Carlos A. L. Salum. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012, Capítulo 7.

SACRINI, M. Introdução à análise argumentativa: teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016, Capítulo 8.


Complementar:

COPI, I. M. Introdução à Lógica. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Mestre Ju, 1978, 5, 6 e 12.

NOLT, J.; ROHATYN, D. Lógica. Tradução Leila Zardo Puga e Mineko Yamashita. São Paulo: McGraw-Hill, 1991.

SACRINI, M. Introdução à análise argumentativa: teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016.

WALTON, D.N. Lógica informal. Tradução Ana Lúcia R. Franco e Carlos A. L. Salum. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012, Capítulos 1, 7, 8 e 9.

 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.