Oficinas Profissionais IV: Marketing Digital

Composto de marketing, numa perspectiva integrada e atual de Produto, Preço, Distribuição e Comunicação. Dimensão tática do Marketing. As relações entre a dimensão estratégia do marketing e os 4Ps. A satisfação do consumidor, o valor percebido e a retenção dos clientes. A importância do conteúdo e das ações, possibilidades e estratégias frente às novas mídias. Ferramentas e funções do Marketing Digital. Plano de Marketing Digital. Métricas e índices de avaliação. A Internet como canal de marketing e relacionamento. Ferramentas colaborativas para a criação de conteúdo em redes sociais e mídias digitais. Dispositivos de integração. A disciplina utilizará dinâmicas, prática reflexiva,  estudos  de caso, exercícios e aulas expositivas com o objetivo de desenvolver a auto-eficácia dos alunos para a realização de atividades empreendedoras e inovadoras através da participação ativa e engajamento para a realização dos desafios propostos durante o semestre.

Informações Básicas

Pré-requisito
N/A

Básica

BAKER, M. L. Administração de marketing. Rio de Janeiro: Campus, 5ª edição. 2005.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

STRAUSS, Judy; FROST, Raymond. E-marketing. Tradução de Regina Claudia Loverri; Revisão de Miguel Noronha Feyo. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

Complementar

CHLEBA, M. Marketing digital: novas tecnologias & novos modelos de negócio. [s. l.]: Futura, 1999. ISBN 857413015x. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx? direct=true&db=cat08036a&AN=sbfgv.000094999&lang=pt-br&site=eds-live.

GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.

SHETH, J. N.; KRISHNAN, B. C.; ESHGHI, A. Marketing na internet. [s. l.]: Bookman, 2002. ISBN 9788573078725. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx? direct=true&db=cat08036a&AN=sbfgv.000186902&lang=pt-br&site=eds-live.

TELLES, André. A revolução das mídias sociais: estratégias de marketing digital para você e sua empresa terem sucesso nas mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. 2. ed. , rev. atual. São Paulo: M.Books, 2011.

TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e e-commerce.São Paulo: Atlas, 2012.