Oficina Profissionais III: Financiamento de Startups

Definição e Ecossistema de uma Startup. Fases de Desenvolvimento de uma Startup. Cultura da Startup. Preparação para o Lançamento: Componentes essenciais, Propriedade Intelectual, Branding, Estratégia. Produto Mínimo Viável. Financiamento de Startups: Diferentes estágios de financiamento, Angels, Venture Capital, Aquisições/Mergers, Crowdfunding, FFF, Alianças Estratégicas, IPOs. Fatores de sucesso e fracasso. Recomeços, Tendências e Obstáculos. A disciplina utilizará dinâmicas, prática reflexiva,  estudos  de caso, exercícios e aulas expositivas com o objetivo de desenvolver a auto-eficácia dos alunos para a realização de atividades empreendedoras e inovadoras através da participação ativa e engajamento para a realização dos desafios propostos durante o semestre.

Informações Básicas

Pré-requisito
N/A

Básica

CAMINHA, Lucas; COELHO, Gustavo Flausino. São Paulo: Almedina, 2020.

GRANDO, Nei. Empreendedorismo Inovador -Como criar Startups de Tecnologia no Brasil. São Paulo: Editora Évora, 2010.

ROMANS, Andrew. Masters of corporate venture capital. North Charleston: CreateSpace, 2016.

Complementar

ELISABETH, S.; CALADO, R. D. Transformando ideias em negócios lucrativos. aplicando a metodologia Lean Startup. [s. l.]: Global South, 2015. ISBN 9781943350070. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx? direct=true&db=cat08036a&AN=sbfgv.000199828&lang=pt-br&site=eds-live.

KEPLER, João.  Smart Money a arte de atrair investidores e dinheiro inteligente para seu negócio; São Paulo: Editora Gente, 2018.

NAKAGAWA, M. Empreendedorismo: Elabore seu plano de negócio e faça diferença. São Paulo: Editora Senac (2013).

RIBEIRO, G.; SARFATI, G. Lean startup. análise exploratória sobre sua utilização por novas empresas brasileiras. [S. l.: s. n.]. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx? direct=true&db=cat08036a&AN=sbfgv.000195716&lang=pt-br&site=eds-live.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.