Oficina Profissionais I: Empreendedorismo e Inovação

Prática com base em conceitos: tecnologia, modelos de negócios, necessidades e desafios contemporâneos. Instrumentos conceituais e analíticos relacionados a empreendedorismo e inovação: o modelo canvas, o modelo das quatro ações, a matriz de avaliação de valor, design thinking, lean startup; Casos de gestão inovadora nos setores público e privado. A disciplina utilizará dinâmicas, prática reflexiva,  estudos  de caso, exercícios e aulas expositivas com o objetivo de desenvolver a auto-eficácia dos alunos para a realização de atividade empreendedoras e inovadoras através da participação ativa e engajamento para a realização dos desafios propostos durante o semestre.

Informações Básicas

Pré-requisito
N/A

Básica

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A transição para o oceano azul: muito além da competição. Rio de Janeiro: GMT Editores, 2017.

PRAHALAD, C.K. A Riqueza na Base da Pirâmide: Como Erradicar a Pobreza com o Lucro. Porto Alegre: Bookman, 2005.

RIES, Eric. A startup enxuta. Rio de Janeiro: GMT Editores, 2011.

Complementar

YUNUS, Muhammad. O Banqueiro dos Pobres. São Paulo: Ática, 2000.

VANCE, Ashlee. Elon Musk: como o CEO Bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro. Tradução de Bruno Casotti. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.

VIANNA E SILVA, Maurício José; VIANNA E SILVA FILHO, Ysmar; ADLER, Isabel Krumholz; LUCENA, Brenda de Figueiredo; RUSSO, Beatriz. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MUV Press, 2011.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo. [recurso eletrônico]: transformando ideias em negócio. 7. ed. [s. l.]: Empreende, 2018. ISBN 9788566103076. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx? direct=true&db=cat08036a&AN=sbfgv.000203040&lang=pt-br&site=eds-live.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo. [recurso eletrônico]: dando asas ao espírito empreendedo. 4. ed. [s. l.]: Manole, 2012. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx? direct=true&db=cat08036a&AN=sbfgv.000131372&lang=pt-br&site=eds-live.