Métodos Qualitativos de Pesquisa

O objetivo da disciplina é apresentar um panorama geral dos principais métodos e técnicas de pesquisa qualitativa para a administração pública e de forma introdutória pretende-se abordar alguns instrumentos de análise de dados qualitativos. Entre as principais técnicas a serem exploradas estão: a entrevista, a observação etnográfica, a análise de conteúdo e de discurso. Ao final da disciplina, almeja-se que o aluno consiga ter o domínio básico das técnicas referidas e como aplicá-las em sua pesquisa. 

Informações Básicas

Carga Horária
60 horas
Pré-requisito
Não se aplica

Básica:

BAUER, Martin; GASKEL, George. Pesquisa qualitativa com imagem, texto e som. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002. 

BECKER, Howard. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.  

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. O ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Vozes, 2004. 

VICTORA, Ceres G.; KNAUTH, D. R.; HASSEN, M. N. A. Metodologias qualitativas e quantitativas. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, p. 33-44, 2000. 

Complementar:

ALONSO, Angela. Métodos qualitativos de pesquisa: uma introdução. In: CEBRAP. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Qualitativo. Sesc-SP/CEBRAP: São Paulo, 2016, 

BERGER, P., LUCKMANN, T. A Construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1978 

CAREGNATO, Rita Catalina AQUINO; Mutti, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. IN: Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84. 

DINIZ, Debora. Ética na pesquisa em ciências humanas: novos desafios. Ciência & saúde coletiva, v. 13, p. 417-426, 2008. 

YIN, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015. 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

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