Metodologia de Pesquisa Aplicada (Quali e Quanti)

Natureza da pesquisa: descrição e análise do processo de pesquisa e seus tipos, tratando principalmente das questões relativas ao risco de obtenção e tratamento de informações pouco fidedignas; gerência da pesquisa: fornecimento de informações básicas sobre a organização e condução das atividades referentes à investigação social; definição do processo de pesquisa: definição dos parâmetros básicos, objetivos e limites das investigações, levando à elaboração do projeto conceitual da pesquisa; estruturação da pesquisa: transformação do projeto conceitual em projeto técnico da pesquisa – operacionalização das definições estabelecidas anteriormente (hipóteses, amostragem, estruturação da técnica de coleta de dados etc.); realização da pesquisa: organização do trabalho de campo e realização das análises e conclusões – tendo como consequência o relatório final da pesquisa.

Informações Básicas

Carga Horária
60 horas
Pré-requisito
N/A

Básica

CHALMERS, A. O que é a ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 2000.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.

Complementar

BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009. McCRACKEN, G. The long interview. Newsbury Park: Sage, 1988.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e método. 2ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2001.

TACHIZAWA, T. Metodologia da pesquisa aplicada a administração. [s. l.]: Pontal, 2002. ISBN 8588052024. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08036a&AN=sbfgv.000170453&lang=pt-br&site=eds-live.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

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