Laboratório de Inovação e Empreendedorismo

A disciplina de Laboratório de Inovação e Empreendedorismo visa capacitar os estudantes a explorar e aplicar princípios fundamentais de inovação e empreendedorismo no contexto empresarial contemporâneo. Ao longo do curso, os alunos são imersos em um ambiente prático e colaborativo, onde desenvolvem habilidades essenciais para identificar oportunidades de negócios, conceber e implementar projetos inovadores. 

 

O curso começa com uma introdução aos fundamentos de inovação e empreendedorismo, abordando teorias e práticas que sustentam a criação e o desenvolvimento de novos empreendimentos. Os alunos aprendem técnicas para identificar oportunidades de negócios, avaliar sua viabilidade e transformar ideias em projetos concretos. 

 

O desenvolvimento de projetos inovadores é uma parte central da disciplina, onde os estudantes são guiados através do processo de concepção, planejamento e execução de iniciativas empreendedoras. A elaboração de um plano de negócios detalhado e a preparação de um pitch persuasivo são habilidades enfatizadas, preparando os alunos para comunicar suas ideias de forma clara e convincente a potenciais investidores e parceiros. 

 

O ecossistema de inovação e apoio ao empreendedorismo é explorado, destacando recursos e redes disponíveis para empreendedores, como incubadoras, aceleradoras, e centros de inovação. Questões de empreendedorismo social e sustentabilidade são discutidas, incentivando os alunos a considerar o impacto social e ambiental de suas iniciativas empreendedoras. 

 

Ao final do curso, os alunos estarão equipados com as competências necessárias para enfrentar desafios reais do mundo dos negócios, com habilidades práticas em identificação de oportunidades, desenvolvimento de projetos inovadores, e a capacidade de empreender de forma ética, sustentável e impactante no mercado global. 

Informações Básicas

Carga Horária
72 horas
Pré-requisito
N/A

Básica

RIBEIRO, Rafael Dias; RIBEIRO, Horácio da Cunha e S. Métodos ágeis em gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Horácio da Cunha e Sousa Ribeiro, 2015. 

ALMEIDA, Luís Fernando M. Fatores críticos da agilidade no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de novos produtos. Produção e Produção, UFRGS, Porto Alegre, v.13 n.1, p. 93-113, fev. 2012. 

GIDO, J.; CLEMENTS, J.P. Gestão de Projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 

Complementar

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK. 5a Ed, EUA: Project Management Institute, 2013. 

GRAY, Clifford; LARSON, Erik. Gerenciamento de projetos: o processo gerencial. São Paulo: McGraw-Hill, 2009. 

KEZNER, Harold. Gestão de projetos – as melhores práticas. Editora Bookman, 2006. 

AMARAL, Daniel C. et al. Gerenciamento ágil de projetos: aplicação em produtos inovadores. São Paulo: Saraiva, 2011. 

DINSMORE, Paul; CAVALIERi, Adriane. Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: livro-base de “Preparação para Certificação PMP – Project Management”. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009. 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

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