Filosofia como crítica e como reflexão ideológica e política. Filosofia feminista. Feminismo negro. Lugar de fala e interseccionalidade. Modernidade líquida, cultura da oferta e a crise da educação em tempos de conhecimento mercantilizado. O triunfalismo do mercado. A exclusão da moral do debate público atual. A necessidade de pôr limites à lógica do tudo à venda. A centralidade da justiça na filosofia ética. O utilitarismo. O princípio da máxima felicidade. Limites da ética utilitarista e sua influência nas teorias econômicas contemporâneas. A moral kantiana: dignidade humana e liberdade como autonomia. O imperativo categórico. A filosofia da justiça como equidade de John Rawls. A posição original e o véu da ignorância. Os dois princípios de justiça. A superação do mérito moral. A ética de Aristóteles. Raciocínio teleológico na filosofia moral. A boa vida como télos do Estado. A prática como formadora do caráter virtuoso.
Informações Básicas
Básica:
ADICHIE, C. N. Sejamos todos feministas. Tradução Christina Baum. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2015.
BAUMAN, Z. Capitalismo parasitário e outros temas contemporâneos. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, Capítulo 2.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, Prefácio.
COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. Tradução Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2021, Capítulo 1.
RIBEIRO, D. O que é lugar de fala. Belo Horizonte: Letramento, 2017.
SANDEL, M. J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Tradução Heloísa Matias e Maria Alice Máximo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014, Capítulos 2, 5, 6 e 8.
SANDEL, M. J. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado. Tradução Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016, Introdução e Capítulo 2.
Complementar:
ARISTÓTELES. A política. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1991, Livro III.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Nova Cultural, 1991, Livros II e VI.
BAUMAN, Z. Capitalismo parasitário e outros temas contemporâneos. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, Capítulo 1.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008, Introdução.
BENTHAM, J. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. Tradução Luiz João Baraúna. São Paulo: Abril Cultural, 1979, Capítulo 1.
COLLINS, P. H. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo, 2019, Capítulos 1 e 2.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.
MILL, J. S. Utilitarismo. Tradução Pedro Galvão. Porto: Porto Editora, 2005, Capítulo 2.
RAWLS, J. Uma teoria da justiça. Tradução Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997, Capítulos I e II.
SANDEL, M. J. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado. Tradução Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016, Introdução.
STONE, A. Introduction to feminist philosophy. Cambridge, UK: Polity, 2007, Introduction.