Experiência de Protagonismo Político com Teoria U

Esta disciplina, na forma de uma oficina de prática, visa alcançar dois objetivos paralelos: vivenciar a metodologia da Teoria U e exercitar a aplicação de suas ferramentas por meio da construção de um projeto real, a ser materializado por todos os alunos da classe.

Esse projeto real tratará do tema da educação política básica para diferentes públicos da sociedade brasileira. Uma espécie de “letramento político”, ajudando o cidadão alfabetizado a ganhar autonomia na interpretação dos fatos políticos amplamente divulgados na imprensa e nas redes sociais.

Com a Teoria U, os alunos farão uma jornada pessoal de reflexão sobre seus comportamentos diante dos desafios apresentados. Essa reflexão individual se realiza nas interações com o grupo, durante a construção de soluções inovadoras ao desafio recebido. Com esse projeto da disciplina, os alunos colocarão em prática suas descobertas pessoais, criando oportunidades de traduzir a orientação metodológica em vivências pessoais e em grupo.

Espera-se que o grupo de alunos entregue um produto com algum grau de completude, que possa ser testado com uma amostra do público-alvo para avaliar o resultado. As definições do produto e do recorte do público-alvo serão objeto de decisão coletiva entre os alunos, logo no começo da disciplina.

Informações Básicas

60h