Experiência de Protagonismo Político com Teoria U

Esta disciplina, na forma de uma oficina de prática, visa alcançar dois objetivos paralelos: vivenciar a metodologia da Teoria U e exercitar a aplicação de suas ferramentas por meio da construção de um projeto real, a ser materializado por todos os alunos da classe.

Esse projeto real tratará do tema da educação política básica para diferentes públicos da sociedade brasileira. Uma espécie de “letramento político”, ajudando o cidadão alfabetizado a ganhar autonomia na interpretação dos fatos políticos amplamente divulgados na imprensa e nas redes sociais.

Com a Teoria U, os alunos farão uma jornada pessoal de reflexão sobre seus comportamentos diante dos desafios apresentados. Essa reflexão individual se realiza nas interações com o grupo, durante a construção de soluções inovadoras ao desafio recebido. Com esse projeto da disciplina, os alunos colocarão em prática suas descobertas pessoais, criando oportunidades de traduzir a orientação metodológica em vivências pessoais e em grupo.

Espera-se que o grupo de alunos entregue um produto com algum grau de completude, que possa ser testado com uma amostra do público-alvo para avaliar o resultado. As definições do produto e do recorte do público-alvo serão objeto de decisão coletiva entre os alunos, logo no começo da disciplina.

Informações Básicas

Carga Horária
60h

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.