A disciplina Empreendedorismo Social e Gestão do Terceiro Setor explora o papel das iniciativas sociais e das organizações sem fins lucrativos na promoção de mudanças sociais significativas, abordando práticas de gestão específicas para esses contextos. Focada em estudantes e profissionais especializados em transformar realidades por meio de soluções inovadoras e sustentáveis, a disciplina cobre temas como criação e gestão de negócios sociais, captação de recursos, impacto social e sustentabilidade organizacional.
Ao longo do curso, os alunos aprenderão a identificar oportunidades de atuação no terceiro setor e desenvolver projetos que promovam impacto social positivo. A disciplina adota uma abordagem prática e estratégica, combinando estudos de caso, desenvolvimento de projetos e discussão sobre os desafios e as tendências do setor. Os estudantes também serão introduzidos a análises e ferramentas de avaliação de impacto social, permitindo uma visão estruturada do retorno gerado pelas iniciativas. Ao final do curso, os alunos estarão preparados para liderar projetos de empreendedorismo social e atuar de forma eficaz em organizações do terceiro setor, promovendo inovação e impacto social sustentável em diferentes comunidades.
Informações Básicas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREIRE, Pedro de L.; LIMEIRA, Tania Maria V. Negócios de impacto social . Rio de Janeiro: Saraiva Uni, 2018. E-book. p.Capa. ISBN 9788553131501. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788553131501/. Acesso em: 28 out. 2024.
SILVA, Ricardo S.; LESSA, Bruno S.; FERREIRA, Adriana G.; et al. Empreendedorismo social. Porto Alegre: SAGAH, 2019. E-book. p.Capa. ISBN 9788533500204. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788533500204/. Acesso em: 28 out. 2024.
TACHIZAWA, Takeshy. Organizações Não Governamentais e Terceiro Setor - Criação de ONGs e Estratégias de Atuação. 7th ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. E-book. p.i. ISBN 9788597022186. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597022186/. Acesso em: 28 out. 2024.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BERNERS-LEE, Mike. Não há planeta B. São Paulo: Editora Blucher, 2020. E-book. p.1. ISBN 9786555060157. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555060157/. Acesso em: 28 out. 2024.
CABRAL, Eloisa Helena de S. Terceiro setor: gestão e controle social. 2ª edição. Rio de Janeiro: Saraiva Uni, 2015. E-book. pág.1. ISBN 9788502626638. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788502626638/. Acesso em: 28 out. 2024.
MONTAÑO, Carlos. O canto da sereia: crítica à ideologia e aos projetos do “terceiro setor” . São Paulo: Cortez Editora, 2014. E-book. pág.1. ISBN 9788524923753. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788524923753/. Acesso em: 28 out. 2024.
SISODIA, Raj; GELB, Michael J. Empresas que curam . Rio de Janeiro: Editora Alta Livros, 2020. E-book. pi ISBN 9788550816821. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788550816821/. Acesso em: 28 out. 2024.
WILIANS, Ana. Empreendedorismo Social Feminino. Rio de Janeiro: Expressa, 2021. E-book. pág.1. ISBN 9786558100751. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786558100751/. Acesso em: 28 out. 2024.