Desenvolvimento de onhecimentos, capacidades e atitudes voltadas para a inovação no setor público; contextualização sobre os desafios atuais e possibilidades de transformação do setor público. Disciplina que dialoga e interage com as demais disciplinas, complementando, reforçando, pautando ou aprofundando debates apresentados em outros cursos, em particular com a disciplina de Desafios Estratégicos de Políticas Públicas e Governança II.
Informações Básicas
Básica
CAVALCANTE, P. et al.(org.) Inovação no setor público: teoria, tendências e casos no Brasil. Brasília: ENAP: IPEA, 2017. 266p. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2989. Acesso em: 10 nov.2022
FERRAREZI, E.; LEMOS, J.; BRANDALISE, I.. Experimentação e novas possibilidades em governo: aprendizados de um laboratório de inovação. Brasília: ENAP, 2018. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3691. Acesso em: 10 nov. 2022
OSTERWALDER, A.; BLAND, D. J. Testing Business Ideas: testando ideias de negócios. 1.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 338p.
Complementar
CANÊDO, K.; CANADO, V. Guia Facilitação Remota. Brasília: ENAP. 2020. 37p. Disponível em https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5145. Acesso em 11 nov. 2022
CENTRE FOR PUBLIC IMPACT; et al. Human Learning Systems: Public Service for the Real World. Human Learning Systems, 2021. Disponível em: https://realworld.report/. Acesso em: 11 nov.2022
IDEO. The Field Guide to Human-centered Design. Design Kit, IDEO, 2015. Disponível em: https://www.designkit.org/resources/1. Acesso em 11 nov. 2022
OECD. Innovation Skills and Leadership in Brazil's Public Sector: Towards a Senior Civil Service System, OECD Public Governance Reviews, OECD Publishing, Paris, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1787/ef660e75-en. Acesso em: 11 nov. 2022
OSTERWALDER, A.; BERNARDA, G.; PIGNEUR, Y. Value Proposition Design: como construir propostas de valor inovadoras. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 289p.