A disciplina "Ecossistema de Inovação" tem como objetivo capacitar os alunos a compreenderem e analisarem os diversos elementos que compõem os ecossistemas de inovação, como startups, empresas consolidadas, governos, universidades, investidores e sociedade civil. O curso explora os fatores que impulsionam a inovação em diferentes contextos, com foco nas interações, fluxos de conhecimento e impacto das políticas públicas, tecnologias emergentes e parcerias estratégicas. Os alunos aprenderão a identificar oportunidades para criar, integrar e liderar iniciativas em ambientes colaborativos, utilizando metodologias ágeis e ferramentas de design e gestão da inovação.
A disciplina de Modelos de Negócio dialoga e interage com outras disciplinas tais como:
• Fundamentos da Administração;
• Administração Estratégica;
• Liderança para Mudança; e
• Empreendedorismo e Inovação.
Informações Básicas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation Inovação em Modelos de Negócios; um Manual para Visionários, Inovadores E Revolucionários; São Paulo: Alta Books, 2011.
SCHIAVINI, anaina Mortari et al. Modelos de negócios Porto Alegre: SAGAH, 2020.
ROSA, José Antônio. Modelos de negócios : organização e gestão. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: teoria geral. Barueri, SP: Manole, 2011.
KIM, W. Chan & MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
DORNELAS, José. Plano de negócios com o modelo Canvas. Editora Empreende, 2020.
DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa.5. ed. - Barueri [SP]: Atlas, 2023.
MORAIS, Felipe Transformação digital / Felipe Morais. – São Paulo: Saraiva Educação, 2020.