Ecossistema de Inovação

A disciplina "Ecossistema de Inovação" tem como objetivo capacitar os alunos a compreenderem e analisarem os diversos elementos que compõem os ecossistemas de inovação, como startups, empresas consolidadas, governos, universidades, investidores e sociedade civil. O curso explora os fatores que impulsionam a inovação em diferentes contextos, com foco nas interações, fluxos de conhecimento e impacto das políticas públicas, tecnologias emergentes e parcerias estratégicas. Os alunos aprenderão a identificar oportunidades para criar, integrar e liderar iniciativas em ambientes colaborativos, utilizando metodologias ágeis e ferramentas de design e gestão da inovação.

A disciplina de Modelos de Negócio dialoga e interage com outras disciplinas tais como:

• Fundamentos da Administração;

• Administração Estratégica;

• Liderança para Mudança; e

• Empreendedorismo e Inovação.

Informações Básicas

Carga Horária
36 horas
Pré-requisito
N/A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA 

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation Inovação em Modelos de Negócios; um Manual para Visionários, Inovadores E Revolucionários; São Paulo: Alta Books, 2011.

SCHIAVINI, anaina Mortari et al. Modelos de negócios Porto Alegre: SAGAH, 2020.

ROSA, José Antônio. Modelos de negócios : organização e gestão. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: teoria geral. Barueri, SP: Manole, 2011.

KIM, W. Chan & MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DORNELAS, José. Plano de negócios com o modelo Canvas. Editora Empreende, 2020.

DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa.5. ed. - Barueri [SP]: Atlas, 2023.

MORAIS, Felipe Transformação digital / Felipe Morais. – São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

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