Comunicação Organizacional

Introdução à Comunicação Organizacional na Administração Pública. Conceitos fundamentais.

Importância da comunicação para o sucesso das organizações públicas. Características e particularidades da comunicação na esfera pública. Legislação e regulamentações. Teorias e Modelos de Comunicação Organizacional. Modelos de comunicação organizacional: linear, circular e interativo.

Teorias da comunicação aplicadas à Administração Pública. Planejamento Estratégico de Comunicação na Administração Pública.  Análise de stakeholders e identificação de públicos-alvo. Definição de objetivos e mensagens-chave. Seleção de canais e ferramentas de comunicação adequados. Comunicação Interna na Administração Pública. Relações com a imprensa e gerenciamento de crises.

Comunicação com a sociedade civil, órgãos governamentais e outras entidades externas. Comunicação de Políticas Públicas. Ética e Transparência na Comunicação Pública.

Informações Básicas

Carga Horária
30 horas
Pré-requisito
N/A

Básica

MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2.ed. São Paulo: Difusão Editora, 2018. 288p.

PAULISTA, G., LOSADA, M., O papel e o poder das equipes de trabalho e das organizações: aplicações do modelo de Losada e implicações no novo normal pós-pandemia do COVID-19. Revista Ciências Jurídicas e Sociais-IURJ, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.157-185, 2020. Disponível em: DOI:10.47595/2675-634x.2020v1i1p157-185. Acesso em: 17 nov. 2022

Complementar

GOMES, Emerson C. Propósito organizacional e estratégias de comunicação interna. São Paulo: Editora Saraiva, 2021. E-book. ISBN 9786589881704. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786589881704/. Acesso em: 28 jun. 2023.

KNAPP, M. L., HALL, J. A. & . Comunicação não-verbal na interação humana. 2.ed. São Paulo: JSN, 1999. 492p.

KUNSCH, Margarida Maria K. Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. v.1. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. E-book. ISBN 9788502109247. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502109247/. Acesso em: 28 jun. 2023. 

MARSON, P. R.; MAYER, V. F.; NOGUEIRA, H. G. P. Comunicação interna no âmbito da gestão pública: o caso de uma autarquia pública federal brasileira. REGE – Revista de Gestão, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 43-60, jan./mar. 2013. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S180922761630220X.  Acesso em 17 nov. 2022

MELEWAR, T. C., KARAOSMANOGLU, E. &. Seven dimensions of corporate identity: A categorization from the practitioners' perspectives. European journal of marketing, Bingley, v. 40, n. 7/8, 846-869. 2006. Disponível em: DOI:10.1108/03090560610670025. Acesso em 17 nov. 2022 

SHAMMA, H. M. Toward a comprehensive understanding of corporate reputation: Concept, measurement and implications. International Journal of Business and Management. Şanlıurfa, v. 7, n. 16, 151-169. 2012 . Disponível em: DOI:10.5539/ijbm.v7n16p151. Acesso em: 17 nov. 2022

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

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