Principais conceitos e ferramentas para entender o contexto empresarial e desenvolver estratégias bem-sucedidas; análise do macroambiente e do setor; análise dos recursos e competências organizacionais; processo de formulação e implementação de estratégias em organizações; introdução às estratégias corporativas.
Informações Básicas
Básica
BARNEY, J. B. e HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Prentice-Hall do Brasil, 2007.
JOHNSON, G., SCHOLES, K e WHITTINGTON, R. Fundamentos de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011.
PENG, M. Estratégia Global. São Paulo: Thompson Learning, 2008.
Complementar
COLLIS, D. e RUCKSSTAD, M. G. Você pode dizer qual é a sua estratégia? Harvard Business Review, 86, vol 8.
GHEMAWAT, P. A. A Estratégia e o Cenário dos Negócios. Porto Alegre: Bookman, 2000.
HITT, M.; IRELAND. R. D e HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. São Paulo: Thompson, 2002.
MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
PWHITTINGTON, R. O que é Estratégia. São Paulo: Thomson, 2001.