Apresentação

Sobre o curso

O curso: uma academia de formação de lideranças

O curso pretende ser uma experiência única, uma jornada de formação de lideranças sem similar em qualquer lugar do mundo. Ele tem o conceito de uma academia de formação, um local que exige dedicação integral e que inicia o estudante na sua jornada de impactar o mundo positivamente.

A Academia entende o aprendizado como uma trajetória de constante superação para todos que se propõem a enfrentar desafios aparentemente intransponíveis. Nessa trajetória, a palavra de grandes lideranças históricas é um constante alerta de que “os fatos negativos só podem prejudicá-lo se você lhes der permissão”.

A Academia não é um local ou produto finalizado, mas sim um desafio vivo em constante evolução, onde criatividade, adaptabilidade e espírito de luta são testados em uma jornada com propósito e destino. A complexidade crescente das empresas, dos sistemas produtivos e das novas tecnologias presentes nas organizações públicas e privadas exigem do jovem aprendiz a capacidade de trabalhar em equipes conjugando talentos e personalidades distintas. Nesta Academia este é um foco permanente do aprendizado onde os vários desafios intelectuais e holísticos estimulam o estudante a descobrir virtudes e qualidades nos seus pares.

Algumas disciplinas do nosso currículo: Empreendedorismo e Inovação, Economia, Direito, Ética, Estatística, Análise de Dados, Programação, Comunicação Organizacional, Liderança para Mudança, Desafios Estratégicos, Experiência Multicultural e Eletivas com Tópicos Especiais.

Por que escolher a EPPG? 

A Escola de Políticas Públicas e Governo (EPPG) em Brasília representa o esforço da FGV na sua missão de contribuir para o desenvolvimento do Brasil. Para tanto, a FGV traz um curso único desenhado exclusivamente para todos que desejam ajudar no processo de mudança do País e se dedicar a uma jornada de transformação e liderança.

RECONHECIMENTO
THINK TANK

Eleita um dos Top 10 think tanks do mundo ocupando o 5º lugar, pelo 2019 Global Go To Think Tank Index Report.

DIFERENCIAIS

OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA FORMAÇÃO

A formação está alicerçada nos seguintes pilares:

- Formação integral humana 

No correr dos quatro anos, desafios inovadores, criativos e aparentemente intransponíveis constituem o principal elemento da formação integral. Os desafios exigem pesquisa, planejamento, treinamento e execução em equipe. No primeiro ano, o desafio é local, sobre o DF, compreendendo a história, a economia, a geografia, os biomas, os problemas sociais e concluindo com uma expedição de vários dias à Chapada dos Veadeiros. No segundo ano, o desafio é sobre tema de relevância nacional como a Amazônia e tudo que ela representa para o Brasil e sua população, finalizada com uma expedição de uma semana à região. No terceiro ano, o desafio aborda as lutas históricas pela libertação e independência na América Latina, culminando provavelmente com uma expedição à Patagônia ou Machu Picchu. No quarto ano, o desafio é global, sobre questões da mudança climática ou pandemias, culminando provavelmente com uma caminhada de um mês por trilhas remotas da França à Espanha. 

- Aprendizado mediante desafios de políticas públicas no mundo real

A EPPG está estrategicamente localizada em Brasília, próxima aos órgãos dos Três Poderes em nível Federal (Legislativo, Executivo e Judiciário), organismos internacionais, representações diplomáticas e demais organizações públicas, com os quais são estruturadas atividades de imersão para a análise de desafios estratégicos enfrentados por essas organizações. Desde o primeiro ano o aluno tem interação com grandes líderes de políticas públicas e governança, estuda cases reais de problemas que foram encontrados pelo mundo e como foram solucionados/tratados. No segundo ano, a cada semestre o aluno recebe um desafio real de uma organização de governo, agência internacional ou terceiro setor para apresentar um estudo técnico com propostas de solução. Metade do tempo é passado no campo, nas instituições, agências de governo, etc. e a outra metade na escola. 

- Excelência Acadêmica, intercâmbio internacional e em outras escolas da FGV

O corpo docente da EPPG é composto 100% por professores formados em renomadas instituições nacionais e internacionais. O corpo docente possui experiência e presença internacional em pesquisa aplicada e conexões com o mercado de trabalho (organizações internacionais, consultorias, governo, etc.).  Além de uma prática pedagógica inovadora, o programa fornece a flexibilidade de cursar seis meses em outras Escolas da FGV e em intercâmbio internacional.

BOLSAS DE ESTUDOS

O curso de Graduação em Administração Pública da FGV EPPG oferece bolsa para alunos que tenham sido aprovados no Processo Seletivo nas seguintes Modalidades:

BOLSA MÉRITO

Vestibular 1º ao 7º lugar: 100%; 8º ao 15º lugar: 50%

ENEM 1º lugar: 100% 2º lugar: 50%

BOLSAS NÃO REEMBOLSÁVEIS

Bolsa de estudos para alunos com dificuldade econômica: os alunos aprovados nas modalidades Vestibular ou ENEM poderão pleitear uma bolsa não restituível (20% a 100% da mensalidade). A atribuição da bolsa será feita considerando a situação socioeconômica do candidato e sua classificação no processo seletivo.

Os candidatos a estas bolsas serão selecionados com base nos seguintes critérios:

  • necessidade econômico-financeira adequadamente comprovada;
  • documentação apresentada à Comissão de Bolsas;
  • desempenho no processo seletivo.

BOLSAS RESTITUÍVEIS

Aplicáveis para alunos aprovados no Processo Seletivo Vestibular e ENEM, Internacional IB, IBTUR e BAC. A FGV EPPG concede, a alunos de Graduação com necessidade comprovada, financiamento de bolsas de estudos com ressarcimento obrigatório, nas seguintes modalidades:

a. Bolsa de Estudo (de 20% a 100% da mensalidade no semestre);

b. Bolsa de Auxílio Financeiro (auxílio aos alunos com maior dificuldade econômica para o custeio das suas despesas).

A aprovação do pedido do aluno para participar da modalidade Bolsa Restituível, concedida pelo Fundo de Bolsas de Manutenção Restituíveis da FGV EPPG, dependerá da disponibilidade financeira em cada semestre, bem como do número de solicitações e dos percentuais solicitados.

A FGV EPPG conta com um limitado Fundo de Bolsas de Manutenção Restituíveis que abre aos alunos com comprovada necessidade financeira a possibilidade de solicitar financiamentos reembolsáveis das mensalidades.

CARREIRAS
O egresso do curso de Administração Pública estará apto a assumir posições de protagonismo em cargos eletivos, cargos públicos no governo federal, estadual e municipal, atuar em empresas estatais, privadas, concessionárias de serviços públicos, organizações do terceiro setor e fundações empresariais.

Onde atuar?

Cargos eletivos nos governos federal, estadual e municipal.

Posições em empresas estatais, privadas e concessionárias de serviços públicos.

Gestão, pesquisa e liderança de organizações do terceiro setor e fundações empresariais.

Empreendedorismo público e privado.

Organismos internacionais.

Consultorias para órgãos públicos e privados, nacionais e internacionais.

Responsabilidade social de empresas.

Relações institucionais e governamentais de empresas privadas.