Apresentação

Sobre o curso

O curso: uma academia de formação de lideranças

O curso pretende ser uma experiência única, uma jornada de formação de lideranças sem similar em qualquer lugar do mundo. Ele tem o conceito de uma academia de formação, um local que exige dedicação integral e que inicia o estudante na sua jornada de impactar o mundo positivamente.

A Academia entende o aprendizado como uma trajetória de constante superação para todos que se propõem a enfrentar desafios aparentemente intransponíveis. Nessa trajetória, a palavra de grandes lideranças históricas é um constante alerta de que “os fatos negativos só podem prejudicá-lo se você lhes der permissão”.

A Academia não é um local ou produto finalizado, mas sim um desafio vivo em constante evolução, onde criatividade, adaptabilidade e espírito de luta são testados em uma jornada com propósito e destino. A complexidade crescente das empresas, dos sistemas produtivos e das novas tecnologias presentes nas organizações públicas e privadas exigem do jovem aprendiz a capacidade de trabalhar em equipes conjugando talentos e personalidades distintas. Nesta Academia este é um foco permanente do aprendizado onde os vários desafios intelectuais e holísticos estimulam o estudante a descobrir virtudes e qualidades nos seus pares.

Algumas disciplinas do nosso currículo: Empreendedorismo e Inovação, Economia, Direito, Ética, Estatística, Análise de Dados, Programação, Comunicação Organizacional, Liderança para Mudança, Desafios Estratégicos, Experiência Multicultural e Eletivas com Tópicos Especiais.

Por que escolher a EPPG? 

A Escola de Políticas Públicas e Governo (EPPG) em Brasília representa o esforço da FGV na sua missão de contribuir para o desenvolvimento do Brasil. Para tanto, a FGV traz um curso único desenhado exclusivamente para todos que desejam ajudar no processo de mudança do País e se dedicar a uma jornada de transformação e liderança.

RECONHECIMENTO
THINK TANK

Eleita um dos Top 10 think tanks do mundo ocupando o 5º lugar, pelo 2019 Global Go To Think Tank Index Report.

DIFERENCIAIS

OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA FORMAÇÃO

A formação está alicerçada nos seguintes pilares:

- Formação integral humana 

No correr dos quatro anos, desafios inovadores, criativos e aparentemente intransponíveis constituem o principal elemento da formação integral. Os desafios exigem pesquisa, planejamento, treinamento e execução em equipe. No primeiro ano, o desafio é local, sobre o DF, compreendendo a história, a economia, a geografia, os biomas, os problemas sociais e concluindo com uma expedição de vários dias à Chapada dos Veadeiros. No segundo ano, o desafio é sobre tema de relevância nacional como a Amazônia e tudo que ela representa para o Brasil e sua população, finalizada com uma expedição de uma semana à região. No terceiro ano, o desafio aborda as lutas históricas pela libertação e independência na América Latina, culminando provavelmente com uma expedição à Patagônia ou Machu Picchu. No quarto ano, o desafio é global, sobre questões da mudança climática ou pandemias, culminando provavelmente com uma caminhada de um mês por trilhas remotas da França à Espanha. 

- Aprendizado mediante desafios de políticas públicas no mundo real

A EPPG está estrategicamente localizada em Brasília, próxima aos órgãos dos Três Poderes em nível Federal (Legislativo, Executivo e Judiciário), organismos internacionais, representações diplomáticas e demais organizações públicas, com os quais são estruturadas atividades de imersão para a análise de desafios estratégicos enfrentados por essas organizações. Desde o primeiro ano o aluno tem interação com grandes líderes de políticas públicas e governança, estuda cases reais de problemas que foram encontrados pelo mundo e como foram solucionados/tratados. No segundo ano, a cada semestre o aluno recebe um desafio real de uma organização de governo, agência internacional ou terceiro setor para apresentar um estudo técnico com propostas de solução. Metade do tempo é passado no campo, nas instituições, agências de governo, etc. e a outra metade na escola. 

- Excelência Acadêmica, intercâmbio internacional e em outras escolas da FGV

O corpo docente da EPPG é composto 100% por professores formados em renomadas instituições nacionais e internacionais. O corpo docente possui experiência e presença internacional em pesquisa aplicada e conexões com o mercado de trabalho (organizações internacionais, consultorias, governo, etc.).  Além de uma prática pedagógica inovadora, o programa fornece a flexibilidade de cursar seis meses em outras Escolas da FGV e em intercâmbio internacional.

CARREIRAS
O egresso do curso de Administração Pública estará apto a assumir posições de protagonismo em cargos eletivos, cargos públicos no governo federal, estadual e municipal, atuar em empresas estatais, privadas, concessionárias de serviços públicos, organizações do terceiro setor e fundações empresariais.

Onde atuar?

Cargos eletivos nos governos federal, estadual e municipal.

Posições em empresas estatais, privadas e concessionárias de serviços públicos.

Gestão, pesquisa e liderança de organizações do terceiro setor e fundações empresariais.

Empreendedorismo público e privado.

Organismos internacionais.

Consultorias para órgãos públicos e privados, nacionais e internacionais.

Responsabilidade social de empresas.

Relações institucionais e governamentais de empresas privadas.